14 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Operação apreende 3,5 toneladas de fios e prende 4 pessoas em Florianópolis

Ação no Norte da Ilha encontrou também hidrômetros, armas de fogo e drogas

Quatro pessoas foram presas e cerca de 3,5 toneladas de fios de cobre foram apreendidas na manhã desta quarta-feira (14) durante uma nova etapa da Operação Fio Desencapado. A ação da Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) tem como alvo a receptação e os furtos de cabos dos postes da cidade.

A ação de hoje ocorreu no bairro Ingleses, no Norte da Ilha. Três pessoas foram presas em flagrante por receptação e porte ilegal de arma de fogo. Uma quarta pessoa foi detida por ter um mandado de prisão em aberto.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

No local, os agentes localizaram também dois hidrômetros roubados, três armas de fogo — incluindo duas pistolas municiadas, sendo uma com a numeração raspada — além de dinheiro em espécie, celulares e drogas.

Segundo a GMF, o objetivo da operação é desarticular a cadeia criminosa envolvida nos furtos de cabos e equipamentos da rede pública, com foco nos estabelecimentos que receptam e comercializam ilegalmente esses itens.

A maior parte da fiação apreendida era utilizada na iluminação pública da Capital, mantida por meio da COSIP — contribuição destinada ao custeio do serviço pela Prefeitura de Florianópolis. Todo o material apreendido seguiu para investigação da Polícia Civil (PCSC).

“Esses estabelecimentos que compram fios de cobre e outros itens furtados alimentam uma cadeia criminosa muito perigosa. Estamos atentos e atuando com firmeza para interromper esse ciclo. Quando tiramos esses receptadores de circulação, evitamos que mais pessoas se arrisquem roubando fiação energizada, o que representa um perigo à vida delas e ao funcionamento da cidade”, destaca a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública, Maryanne Mattos.

Durante a fiscalização, dois comércios foram interditados por não apresentarem os alvarás e licenças exigidos. Segundo a vice-prefeita, um dos estabelecimentos já havia sido notificado anteriormente e teve prazo de 90 dias para se regularizar, o que não ocorreu. Por isso, foi determinado o fechamento definitivo do local.

A operação foi conduzida de forma integrada pela GMF, PCSC, Polícia Militar, Floram, Vigilância Sanitária, COSIP, Celesc e empresas de telecomunicações, que auxiliaram na identificação técnica dos materiais e na coleta de provas.

           

             

Segundo adolescente é internado em SC suspeito de crimes na plataforma online Discord

Operação da Polícia do RJ investiga instigação ao suicídio, armazenamento e divulgação de pornografia infantil e apologia ao nazismo

Um adolescente foi alvo de mandado de internação provisória em Balneário Piçarras, no Litoral Norte de Santa Catarina, em uma nova etapa da mobilização nacional para desarticular uma das maiores organizações criminosas do país voltadas à prática de crimes cibernéticos. A segunda fase da Operação Adolescência Segura foi deflagrada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (14).

Continue lendo