28 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Policial

Operação apreende R$ 1 milhão em ‘chips da beleza’ e hormônios em Florianópolis

Foto: Polícia Civil (PCSC)
Farmácia de manipulação e locais de produção e distribuição dos medicamentos foram fechados pela Anvisa

Quatro estabelecimentos ligados a uma farmácia de manipulação em Florianópolis foram fechados pela Polícia Civil (PCSC) nesta terça-feira (27). Aproximadamente R$ 1 milhão em medicamentos irregulares foram apreendidos nos locais, incluindo injetáveis conhecidos como “chips da beleza” e hormônios.

Os estabelecimentos foram vistoriados durante a deflagração da Operação Remédio Amargo, que contou com o apoio de fiscais da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e da Vigilância Sanitária Estadual. A ação é resultado de uma investigação sobre uma denúncia que apontava falhas graves na produção dos fármacos e também irregularidades administrativas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos endereços usados para produção, armazenamento e administração da empresa, que distribuía medicamentos de alto valor e em larga escala para diversos estados do país. De acordo com a PCSC, os fármacos encontrados eram fabricados sem o respeitar as normas sanitárias.

Diante das irregularidades e do risco à saúde pública, todos os locais vistoriados foram interditados pelas autoridades sanitárias. Os materiais apreendidos foram recolhidos e aguardam autorização judicial para destruição. As investigações seguem em andamento.

O que são ‘chips da beleza’?

Os chamados “chips da beleza” são implantes aplicados por meio de uma agulha sob a pele, normalmente no glúteo. O dispositivo libera hormônios de forma contínua por vários meses. Na prática, esses implantes podem conter substâncias como gestrinona, testosterona e outros hormônios androgênicos ou combinações.

Esses produtos são vendidos com a promessa de reduzir a celulite, a retenção de líquidos e a gordura corporal e ajudar no ganho de massa muscular, além de aumentar a libido e a disposição. No entanto, os “chips da beleza” não são aprovados pela Anvisa para fins estéticos e podem causar efeitos colaterais sérios, como

  • Acne intensa
  • Queda de cabelo
  • Aumento de pelos
  • Alterações de humor e agressividade
  • Engrossamento da voz
  • Alterações no fígado e no colesterol
  • Supressão do ciclo menstrual
  • Em mulheres, especialmente, os efeitos androgênicos podem ser irreversíveis.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e sociedades médicas alertam contra o uso indiscriminado e sem indicação médica (off label). O uso só seria aceitável em situações clínicas muito específicas, com acompanhamento rigoroso de profissionais especializados, e não para “embelezamento”.

           

             

Entenda o que pode acontecer com os suspeitos de matar o cão Orelha em Florianópolis

Apontados como responsáveis pelos maus-tratos são menores de idade e não podem ser presos

A Polícia Civil (PCSC) segue trabalhando nas investigações do caso da morte do cão comunitário Orelha, em Florianópolis, ocorrida no dia 4 de janeiro e que causou grande comoção nacional. Quatro adolescentes são apontados como principais suspeitos. Uma coletiva de imprensa nesta terça-feira (27) deu alguns detalhes do inquérito, que tramita em sigilo.

Continue lendo