9 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Operação busca membros de facção criminosa em Balneário Camboriú e região

Foto: Polícia Civil (PCSC)
Ação cumpre 43 ordens judiciais contra atuação do PGC no Litoral Norte

A Polícia Civil (PCSC) deflagrou uma operação com o objetivo de buscar e desarticular a atuação de uma célula da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC) em Balneário Camboriú, no Litoral Norte de Santa Catarina, e região. A ação prendeu 17 pessoas até o meio-dia desta terça-feira (9).

A Operação Dominó busca cumprir ao todo 22 mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão nas cidades de Balneário Camboriú, Camboriú e Itajaí. Cinco pessoas seguem foragidas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Segundo a PCSC, os mandados foram expedidos com base em uma investigação que apurou a estrutura e a forma de atuação do grupo criminoso na região, especialmente no tráfico de drogas. Durante as buscas, foram apreendidos celulares, munições e documentos vinculados às atividades da facção, que serão periciados para o prosseguimento dos trabalhos.

A operação é conduzida pela Delegacia de Investigações Criminais (DIC) de Balneário Camboriú e mobiliza 85 policiais civis.

Quem é o PGC?

O Primeiro Grupo Catarinense (PGC) é uma facção criminosa criada dentro do sistema prisional de Santa Catarina no início dos anos 2000 e que ganhou notoriedade a partir de 2012 com uma série de atentados a ônibus, veículos e unidades policiais em diferentes cidades do Estado. A organização é estruturada de forma hierárquica, com forte presença dentro e fora de penitenciárias, e voltada principalmente a atividades de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro.

Atualmente, a expansão do grupo consolidou influência em diversas regiões do estado, inclusive em disputa por territórios com outras facções, como o Primeiro Comando da Capital (PCC). O grupo é alvo constante de operações policiais e investigações do Ministério Público

           

             

VÍDEO: Bebê é salvo de engasgo por guardas que faziam bloqueio de trânsito

Criança estava desmaiada, sem respirar e já com a pele azulada

Um bebê de apenas quatro meses de idade teve a vida salva por uma rápida ação da Guarda Municipal de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, na tarde desta segunda-feira (8). A criança estava desmaiada devido a um engasgo e foi levada pelos pais até os agentes em um bloqueio de trânsito devido a um acidente.

Continue lendo