Alvos estariam envolvidos no transporte da maior carga de maconha apreendida em 2024 pela PRF
Uma operação da Polícia Federal (PF) contra um grupo criminoso responsável por introduzir drogas do Paraguai ao Brasil resultou na prisão de cinco pessoas em cidades do Oeste de Santa Catarina na manhã desta quarta-feira (22). Eles estariam envolvidos no transporte de 6,3 toneladas de maconha.
Segundo a PF, os mandados foram cumpridos nas cidades de Chapecó, Xanxerê e Faxinal dos Guedes. Além das prisões, a 4ª Vara Federal de Cascavel (PR) determinou buscas nas residências dos investigados nestas cidades e o sequestro de mais de R$ 30 milhões em bens e valores.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A operação desta quarta-feira teve como objetivo reunir novas provas, descapitalizar a organização criminosa e identificar outros envolvidos no esquema. Os investigados poderão responder pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e lavagem de dinheiro.
Maior carga de maconha apreendida em 2024
As investigações que resultaram na Operação Draupnir começaram em abril de 2024, após a apreensão de um caminhão carregado com aproximadamente 6,3 toneladas de maconha e 13 quilos de haxixe, ocultos sob uma carga de soja, na região de Santa Lúcia (PR), no Oeste do paraná. Essa foi a maior carga da droga apreendida pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2024, avaliada em R$ 13,5 milhões.
As apurações apontaram que o grupo utilizava uma empresa de transporte para movimentar as drogas vindas do Paraguai. A PF revelou que o modus operandi da organização criminosa incluía o uso de “batedores” para monitorar a presença policial nas rodovias e garantir o transporte seguro dos entorpecentes.
As investigações também identificaram a ligação do grupo com outro grande carregamento ilícito ocorrido em agosto de 2023, em Goiatuba (GO), quando foram apreendidas cerca de 3 toneladas de maconha escondidas em uma carga de fertilizantes.
Idoso de bicicleta fica em estado grave ao colidir de frente com ônibus
Vítima teria perdido os freios e descido ladeira descontrolada
Um idoso de 65 anos ficou em estado grave após colidir de bicicleta contra um ônibus do transporte público na noite desta terça-feira (21) em São José, na Grande Florianópolis. A vítima teve um traumatismo cranioencefálico severo, mas foi levada com via ao hospital.