23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Operação da PF mira o tráfico internacional de animais silvestres

Os mandados de prisão foram cumpridos em Florianópolis e em Rodeio. Imagem: PF

A quadrilha catarinense enviava os animais para diversos estados brasileiros e para a Argentina e Uruguai

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira (09) a “Operação Cygnus” para combater o tráfico internacional de animais silvestres. Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão, em Florianópolis e em Rodeio, além de seis mandados de busca e apreensão, na capital catarinense, em Angelina, Rodeio e em Jaraguá do Sul. No total foram resgatadas 91 aves, sendo 79 em Rodeio e 12 em Florianópolis.

As investigações tiveram início em 2022 quando um grupo catarinense foi identificado pelo tráfico de animais silvestres entre o Brasil, Argentina e Uruguai. “As investigações foram aprofundadas e identificou-se núcleos dessa organização criminosa responsáveis pela logística e translado dos animais por meio do rio Uruguai da fronteira seca e através de caminhões para que esses animais fossem levados para as Regiões Sul, Sudeste e também para o Conesul”, explicou a delegada Anelise Wollinger Koerich.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O transporte dos animais para as regiões de fronteira para o transporte dos animais era realizado com veículos alugados para dificultar as investigações. Um deles já havia sido abordado diversas vezes em rodovias do sul do Brasil, nas quais foram lavrados termos circunstanciados de ocorrência.

Os envolvidos responderão por crimes contra o meio ambiente, receptação qualificada e envolvimento em organização criminosa voltada ao tráfico de animais, as penas podem ultrapassar oito anos de prisão.