Investigação aponta abordagem de vítimas com promessa de fotos gratuitas e cobranças abusivas após sessões, na capital
Estúdios fotográficos no centro de Florianópolis, são alvos de uma operação que investiga crimes contra consumidores, além de estelionato e associação criminosa. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em salas comerciais. A operação Click Fake, da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), foi deflagrada nesta segunda-feira (9). A ação teve início a partir de denúncias anônimas e do registro de diversos boletins de ocorrência.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo as investigações, pessoas eram abordadas em vias públicas e estabelecimentos comerciais com a promessa de brindes ou sessões fotográficas gratuitas. Após aceitarem a oferta, as vítimas eram conduzidas aos estúdios. De acordo com depoimentos colhidos no inquérito, após a realização das fotos, algumas vítimas relataram terem sido surpreendidas com cobranças de valores altos e pressionadas a assinar contratos com cláusulas restritivas, incluindo a menção à inexistência do direito de arrependimento.
As apurações indicam ainda que parte das pessoas abordadas seria composta por idosos e indivíduos em situação de vulnerabilidade, como pessoas em tratamento de saúde. Testemunhas e vítimas relataram episódios de pressão psicológica, insistência para pagamento imediato e, em alguns casos, indução à contratação de empréstimos. Também há registros de cobranças superiores aos valores inicialmente informados.
Durante as buscas, a polícia apreendeu celulares, equipamentos fotográficos, computadores, contratos e fichas com dados de clientes. Todo esse material será analisado para ajudar a esclarecer o caso e identificar outras pessoas que possam estar envolvidas.
As investigações seguem em andamento. A Polícia Civil orienta que pessoas que tenham passado por situações semelhantes registrem boletim de ocorrência por meio da Delegacia Eletrônica.
Suspeito de esfaquear policial morre em confronto
Ação policial ocorreu após roubo seguido de esfaqueamento em São José
A noite de terror em São José, na Grande Florianópolis, que envolveu um policial militar esfaqueado no último domingo (8), teve uma reviravolta com a confirmação de um confronto armado entre policiais e os criminosos envolvidos no ataque. Na terça-feira (09), guarnições do Batalhão de Operações Policiais Especiais após serem informadas sobre o roubo seguido de esfaqueamento que vitimou o policial militar, iniciaram uma operação na região do Brejaru, na Palhoça.





