13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Operação mira traficantes que enviavam drogas para outros países escondidas em navio

Fotos: PF/Divulgação

Uma pessoa foi presa em Santa Catarina; outros 37 mandados foram cumpridos no RS e PR

Uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas por via marítima que atuava no porto da cidade gaúcha de Rio Grande foi alvo de uma operação da Polícia Federal na manhã desta terça-feira (16). Foram cumpridos 12 mandados de prisão preventiva, sendo um deles em Florianópolis, assim como uma busca e apreensão.

A Operação Escafandria foi deflagrada após uma investigação iniciada em 2022 como recebimento de informações de que o grupo, com atuação tanto na cidade gaúcha quanto nos estados de Santa Catarina e Paraná, estaria traficando drogas para outros países a partir do Porto de Rio Grande.

 

A Polícia Federal descobriu que o grupo utilizava mergulhadores para esconder a droga no casco das embarcações. Uma carga de quase 200 kg de cocaína enviada pelo grupo chegou ser apreendida pela Guardia Civil da Espanha, no Porto de Las Palmas, em agosto de 2023, em um navio que havia partido do Porto de Rio Grande.

No total, 12 mandados de prisão preventiva e 26 de busca e apreensão são cumpridos com o apoio da Receita Federal, da Marinha e da Brigada Militar em Rio Grande/RS, Florianópolis/SC, Curitiba/PR, Paranaguá/PR, Fazenda Rio Grande/PR e também na cidade de Bremerhaven, na Alemanha.