29 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Operação prende seis pessoas e resgata mais de 200 animais em SC

Foto: PMSC
Foram cumpridos mandados em Joinville, Florianópolis, Armazém, Joaçaba, Águas Mornas, Araranguá e Brusque

Uma operação policial cumpriu mandados de busca e apreensão contra 12 pessoas suspeitas de envolvimento com o tráfico de animais silvestres em Santa Catarina. A ação, batizada de Operação Libertas, foi deflagrada na manhã desta quarta-feira (29) de forma simultânea nas cidades de Joinville, Florianópolis, Armazém, Joaçaba, Águas Mornas, Araranguá e Brusque.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A operação resultou em seis prisões em flagrante e na apreensão de 214 animais, sendo 101 silvestres e 113 exóticos, além de três armas de fogo, 1.164 munições, documentos falsos e 10 celulares.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), que coordenou a Operação Libertas, o objetivo da ação foi coletar provas e apreender materiais usados em crimes contra a fauna, além de resgatar e garantir a proteção dos animais encontrados, que serão encaminhados a santuários e Centros de Triagem de Animais Silvestres (CETAS).

Ao todo, 96 agentes participaram da operação nas sete cidades, incluindo 22 integrantes do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), 74 policiais militares e um médico-veterinário responsável pelo atendimento dos animais resgatados.

Já os materiais apreendidos foram encaminhados à Polícia Científica, que realizará os procedimentos periciais e legais. O GAECO seguirá com as investigações para identificar outros envolvidos nos crimes e aprofundar a apuração sobre uma possível rede criminosa ligada ao tráfico de animais.

A ação em Santa Catarina integra o Projeto Libertas, uma iniciativa da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA), que busca fortalecer a atuação dos Ministérios Públicos no combate aos crimes contra a fauna silvestre. A operação ocorreu simultaneamente em 11 estados brasileiros: MG, MS, MT, PR, RJ, BA, AL, CE, MA, SC e RS. O projeto iniciou em 2022, nos estados de Minas Gerais, Paraná, Rondônia e Maranhão.

*Com revisão de Fernando Bortoluzzi

           

             

Piloto de fuga em assalto na Grande Florianópolis é preso

Indivíduo é apontado como colaborador de um grupo criminoso que roubou estabelecimento à mão armada

Um homem suspeito de colaborar com um assalto a um estabelecimento comercial em Palhoça, na Grande Florianópolis, foi preso na manhã desta quarta-feira (29) no município. Além do mandado de prisão, a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) também cumpriu seis mandados de busca e apreensão, que resultaram na recuperação de alguns dos aparelhos celulares subtraídos.

Continue lendo