6 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Política

Oposição ocupa plenários do Congresso por anistia e impeachment de Moraes

Foto: Redes sociais/Reprodução
Vice-presidente da Câmara promete pautar anistia caso assuma o exercício do cargo

A oposição se reuniu no Congresso Nacional e ocupou as mesas diretoras dos plenários do Senado e da Câmara nesta terça-feira (5). A mobilização ocorre após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, decretar, nesta segunda-feira, (4) a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Os senadores e deputados envolvidos na ação prometem permanecer nos locais até que os presidentes das casas legislativas cancelem a sessão prevista ou aceitem pautar a anistia geral e irrestrita para os condenados por tentativa de golpe de Estado. Eles também reivindicam que seja pautado o pedido de impeachment de Alexandre de Moraes.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Em coletiva de imprensa em frente ao Congresso, parlamentares da oposição criticaram a decisão de Moraes que determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro. O filho do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro (PL-SP), explicou que as medidas exigidas pela oposição visam “pacificar” o Brasil. “A primeira medida desse pacote de paz que queremos propor é o impeachment do ministro Alexandre de Moraes que não tem nenhuma capacidade de representar a mais alta Corte do país”, informou o parlamentar.

O líder da oposição no Senado, senador Rogério Marinho (PL-RN), cobrou que o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), paute o impeachment de Moraes. “Ocupamos as mesas diretoras das duas Casas, no Senado e na Câmara, e vamos obstruir as sessões. O Senado já está com cinco senadores sentados na mesa. É uma medida extrema, nós entendemos, mas já fazem mais de 15 dias que eu, como líder da oposição, não consigo interlocução com Davi Alcolumbre”, comentou.

Motta e Alcolumbre ainda não se manifestaram sobre a ação da oposição até a publicação desta reportagem.

Vice-presidente promete pautar anistia

O vice-presidente da Câmara, deputado Altineu Côrtes (PL-RJ), prometeu pautar o projeto da anistia caso o presidente da Casa, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), se ausente do país. Dessa forma, Côrtes assumiria a presidência da Casa.

“Diante dos fatos que se apresentam, quero registrar e já comuniquei ao presidente Hugo Motta que, no primeiro momento que eu exercer a presidência plena da Câmara dos Deputados, ou seja, quando o presidente Motta se ausentar do país, eu irei pautar a anistia. Essa é a única forma de pacificar o país”, afirmou o parlamentar.

           

             

Sindicato vota nova paralisação geral dos serviços municipais nesta quarta

Rodada de negociação com a prefeitura será finalizada na tarde desta terça-feira (5), na sede do TJSC

Os servidores municipais de Florianópolis avaliam o início de um movimento grevista a partir desta quinta-feira (7). O sindicato que representa a categoria, o Sintrasem, reúne-se nesta terça-feira (5) com a prefeitura na sede do Tribunal de Justiça, às 16h, para terminar uma negociação iniciada nesta segunda-feira (4). Terminada a rodada de debates, haverá uma assembleia nesta quarta (6) para avaliar o resultado da conciliação e votar a paralisação. A reunião dos sindicalistas acontece às 13h na praça Tancredo Neves, no Centro de Florianópolis.

Continue lendo