20 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Thiago Braz é suspenso por doping e está fora de Paris-2024

Fonte: band.com.br | Foto: COB

Atleta brasileiro do salto com vara teve suspensão de 16 meses confirmada nesta terça (28)

O brasileiro Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara no Rio-2016 e bronze em Tóquio-2020, foi suspenso por 16 meses por doping. A decisão foi anunciada pela AIU (Athletics Integrity Unit), órgão autônomo e separado da World Athletics, nesta terça (28). Com isso, Braz está fora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Thiago já estava suspenso preventivamente desde julho de 2023 após testes do antidoping ter apontado o uso da substância ostarina, utilizada para o aumento de massa muscular.

 

A AIU havia pedido uma suspensão de 4 anos, mas o Tribunal da World Athletics aceitou argumentos da defesa do atleta, que afirma que Thiago Braz foi vítima de contaminação e, portanto, não tendo cometido doping intencional, e reduziu a sanção para 16 meses. A entidade já afirmou em nota que vai recorrer da decisão.

A defesa de Thiago ainda tenta a exclusão da pena ou reduzir o período de inelegibilidade imposto ao atleta para que ele possa participar das Olimpíadas de Paris 2024.

Já tendo cumprido 10 meses da punição, Thiago Braz pode voltar ao esporte a partir de novembro deste ano, três meses após os jogos em Paris.