10 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Ocorrência

Palhoça decreta situação de emergência em razão das fortes chuvas

Imagem: Redes Sociais
Município abriu um abrigo provisório para receber moradores desabrigados

Palhoça, na Grande Florianópolis, decretou situação de emergência em decorrência das chuvas na tarde desta terça-feira (9). A decisão, segundo a prefeitura do município, foi tomada com o intuito de agilizar a assistência à população e as ações de reconstrução. Até o momento, a precipitação já passou de 140mm, segundo a Defesa Civil.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As chuvas no município tiveram início às 5h e causaram inúmeras ocorrências, como alagamentos, danos a residências e deslizamentos. Inclusive, o casal e um filho morreram após o carro em que estavam ser arrastado pela água. Os bairros mais atingidos até o momento foram São Sebastião, Caminho Novo, Ponte do Imaruim, Centro e Bela Vista e Aririú.

Outra ação da prefeitura visando dar suporte à população atingida foi a abertura de um abrigo provisório, localizado no Passa Vinte. Ele fica no CAIC – Professor Febrônio Tancredo de Oliveira, situado à Rua Maria Teodora Haeming, 48. Até o momento, conforme informações da prefeitura, seis pessoas buscaram abrigo. Não há informações de quantas pessoas foram desabrigadas ou desalojadas.

Chuva acima do esperado

De acordo com a Defesa Civil de Palhoça, a chuva ao longo desta terça-feira já superou a quantidade normal para todo o mês de dezembro. Segundo o órgão, o normal é chover cerca de 100 mm durante o mês. Apenas nas últimas 10 horas, desde às 5h, a precipitação acumulada foi de 140mm.

A Defesa Civil de Santa Catarina também destacou a chuva acima do esperado em toda região da Grande Florianópolis. O órgão chamou a atenção que o acumulado esperado em um mês na localidade, de cerca de 130mm, foi superado em apenas seis horas. Desde o início do dia, Santo Amaro da Imperatriz ultrapassou 146 mm, Palhoça somou 130 mm, Biguaçu chegou a 111 mm e Florianópolis acumulou quase 90 mm. No Oeste, temporais ocorreram de forma isolada, ocasionando também alagamentos e destelhamentos.

           

             

Santa Catarina registra aumento na exportação de produtos para a Argentina

Acréscimo de 25% no faturamento ajudou o estado a bater o recorde de exportações no ano e compensar a queda nos envios para outros países

Dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) mostram que o relacionamento comercial entre Santa Catarina e Argentina melhorou neste ano. Os números mostram um acréscimo de 25% no faturamento com exportações entre os meses de janeiro e outubro em comparação com o mesmo período de 2024. Em valores absolutos, o rendimento passou de US$ 595 milhões para US$ 746 milhões. Isso colaborou para o estado bater o recorde de exportações e compensar a queda nos envios para outros países.

Continue lendo