Homem, de 60 anos, consumiu destilado e está em estado grave
O Paraná notificou o primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol. O registro foi informado ao Ministério da Saúde nesta sexta-feira (3).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a vítima é um homem de 60 anos, morador de Curitiba, que foi atropelado após consumir bebida alcóolica. Ele ingeriu bebida destilada.
O homem está internado desde quarta-feira (1º) inconsciente e em estado grave, conforme a secretaria.
“Durante a internação, o quadro clínico apresentou agravamento, com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol”, informa nota da secretaria.
As autoridades aguardam o resultado dos exames de laboratório que irão confirmar ou descartar a suspeita.
O secretário Beto Preto informou, em vídeo, que terá reunião com representantes do Ministério da Saúde para tratar do envio, ao estado, de ampolas de etanol farmacêutico, utilizado no tratamento de possíveis vítimas que tenham tomado bebidas alcoólicas adulteradas.
O caso é acompanhado também pela Secretaria de Saúde de Curitiba.
Até a tarde de quinta-feira (2), o Brasil havia registrado 48 casos suspeitos de intoxicação por metanol. Outros 11 casos já haviam sido confirmados por meio de detecção laboratorial pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (Cievs), segundo a Sala de Situação instalada pelo governo federal.
Apenas uma morte decorrente desse tipo de intoxicação foi confirmada pelo Ministério da Saúde no estado de São Paulo. Mais sete óbitos seguem em investigação, sendo dois em Pernambuco e os outros cinco também em São Paulo.
Até o momento, foram registrados casos, suspeitos e/ou confirmados, da intoxicação em São Paulo, Bahia, Pernambuco, Distrito Federal e Paraná.
Polícia Federal fiscaliza fabricação de bebidas em cidades de Santa Catarina
País tem 7 mortes em investigação e uma confirmada por intoxicação por metanol
Cidades de Santa Catarina foram alvo de fiscalizações da Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em indústrias de bebidas na manhã desta sexta-feira (3). A ação ocorre após 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol presente em bebidas adulteradas no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, e uma morte confirmada.