16 de setembro de 2024
TVBV ONLINE
Esportes

Paris 2024: brasileiros avançam no tiro com arco, natação e tênis de mesa

Com informações de Agência Brasil | Foto: Miriam Jeske/COB

Atletas avançam na disputa por medalhas olímpicas

Nem meio-dia desta terça-feira (30) e já temos a notícia de competidores brasileiros que avançaram de etapa em suas respectivas modalidades nos Jogos Olímpicos de Paris.

Tiro com arco

Os dois atletas do Brasil que competem no tiro com arco seguem firmes na briga por medalhas nas provas individuais da modalidade. A carioca estreante nas Olimpíadas Ana Luiza Caetano, de 21 anos, venceu dois combates nesta terça-feira (30).

No primeiro, ela derrotou Zana Pintaric, da Eslováquia, com tranquilidade por 6 a 2. Na sequência, ela voltou a entrar em ação, desta vez contra a atleta da Malásia, Syaqiera Mashayikh. O embate estava empatado em 5 a 5, quando o jogo foi decidido no “tiro da morte”: Cada competidora teve direito a uma flecha final e venceria quem alcançasse a maior pontuação. Aí, a brasileira levou a melhor, venceu por 6 a 5 e assegurou a presença nas oitavas do individual feminino, programada para o próximo sábado (3).

 

Em seguida, foi a vez de o líder do ranking mundial, Marcus Vinicius D’Almeida, de 26 anos, entrar em ação. O primeiro adversário do brasileiro no mata-mata foi o ucraniano Mykhailo Usach. Marcus levou a melhor por 6 a 2. Na sequência, o carioca enfrentou o japonês Fumiya Saito e voltou a vencer, desta vez por 7 a 1, garantindo vaga na próxima fase. As oitavas de final e as disputas de medalhas do torneio individual masculino estão previstas para domingo (4).

Esta é a terceira participação olímpica de Marcus D’Almeida, e ele já repetiu o desempenho de Tóquio, quando também alcançou as oitavas.

Antes disso, às 5h46 (horário de Brasília) sexta (2), Ana Luiza e Marcus vão participar da competição de duplas mistas no tiro com arco.

Natação

A nadadora paulista Beatriz Dizotti se classificou para a final dos 1500 metros livre para mulheres. Na bateria classificatória, Bia terminou na terceira posição, com a marca de 16min26s40. Ela avançou para a final com o sétimo melhor tempo entre as nadadoras.

É a primeira vez que uma atleta do Brasil avança à decisão nesta prova. A norte-americana Katie Ledecky, atual campeã olímpica e recordista mundial, se classificou com o melhor tempo das eliminatórias: 15min47seg43.

Beatriz Dizotti tem 24 anos e participa da segunda Olimpíada da carreira – a primeira foi na edição de Tóquio 2020. A chegada à inédita final tem gosto de superação. Nos últimos dois anos a nadadora passou por cirurgias para a retirada de tumores no ovário e precisou ficar afastada das piscinas. O último procedimento foi no mês de dezembro. Ela se recuperou a tempo de participar do Mundial de Natação de Doha, em fevereiro deste ano.

Tênis de mesa

O mesa-tenista brasileiro Hugo Calderano está nas oitavas de final dos Jogos de Paris. Na segunda rodada do torneio de tênis de mesa, o atleta carioca teve um jogo difícil contra o espanhol Alvaro Robles. O adversário começou melhor, levando a primeira parcial pro 11/7. Hugo deu o troco levando as parciais seguintes por 13/11 e 11/9. Robles voltou a endurecer o confronto, e venceu o quarto set por 11/8, deixando tudo empatado em 2 a 2. Aí Calderano voltou a tomar o controle da partida.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Venceu a quinta parcial por 11/3 e encerrou o sexto e último set em 11/5, fechando o jogo de virada por 4 a 2, em 53 minutos de duelo.

Cabeça de chave número quatro do torneio olímpico, Hugo Calderano terá pela frente o francês Alexis Lebrun, em busca de uma vaga nas quartas de final para igualar o seu melhor resultado em Olimpíadas. Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, ele chegou até a fase de quartas.