25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Penitenciária de Chapecó é alvo de operação após tentativa de fuga de detentos

Dois policiais ficaram feridos após princípio de rebelião nessa segunda-feira

A Secretaria de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa deflagrou na manhã desta terça-feira (12) uma operação na Penitenciária Industrial de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, após a tentativa de fuga de sete detentos nessa segunda-feira (11).

Para fugir, dois presos teriam serrado a grade da cela e aberto um buraco no muro. Em seguida, eles renderam dois policiais para tentar fugir pela cela de revista, onde agrediram os agentes com chutes e socos. O setor de segurança do complexo prisional foi acionado e mais agentes foram mobilizados para negociar a soltura dos reféns. Logo após, uma tentativa de rebelião fez com que mais aprisionados ligados a uma facção tenteassem fugir.

Segundo a secretaria, os indivíduos foram prontamente contidos graças à rápida e eficaz intervenção dos policiais penais. Em seguida, foram implementados procedimentos de revista interna para garantir a manutenção da ordem pelas equipes da Polícia Penal. Houve a movimentação de mais de 1.500 detentos para a inspeção das celas.

 

A ação do Grupo Tático de Intervenção (GTI) do Departamento de Polícia Penal (DPP) nesta terça teve como objetivo garantir a ordem do sistema prisional em Chapecó.  A inspeção na penitenciária iniciou por volta das 5h, com 130 policiais penais mobilizados e o apoio do Núcleo de Operação Tática e da Divisão de Operações com Cães.

“Essa é uma resposta do estado por conta dessa tentativa de fuga. Tivemos ontem dois agentes rendidos, mas conseguimos dar uma resposta rápida e impedir a fuga desses apenados. Ontem mesmo os presos envolvidos nessa situação foram transferidos da unidade e hoje deflagramos essa grande operação envolvendo mais de cem policiais penais de várias áreas”, disse o secretário de Estado da Administração Prisional e Socioeducativa, Carlos Alves, que também participou da operação nesta terça.

 

Fotos: Divulgação/Secom