Foram destruídos 25 contêineres que abrigavam mais de 200 presos
O processo de desativação da Penitenciária de Florianópolis começou nesta quinta-feira (4), com a presença do governador Jorginho Mello, que utilizou uma escavadeira para realizar o início simbólico. Até o momento, foram destruídos 25 contêineres que abrigavam mais de 200 presos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a Secretaria do Estado da Comunicação (Secom), a ala destruída já não abrigava presidiários desde o início da gestão do governador em 2023, quando ele ordenou a desativação devido à insalubridade do espaço. “Começamos a colocar abaixo isso que envergonhava Santa Catarina, esses contêineres, quase um micro-ondas que tinha aqui na Agronômica para colocar presos”, destacou Jorginho Mello.
A secretária de Estado da Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim, também pontuou que o processo de demolição da penitenciária vai ocorrer de forma gradual. “Conforme as obras das novas unidades forem ficando prontas, a gente vai transferindo os presos e desativando cada ala desta unidade prisional”, pontuou a secretária.
Atualmente a penitenciária de Florianópolis abriga 2.070 presos e segundo o governador, cerca de 9 mil vagas devem ser construídas nos presídios já existentes em Santa Catarina para abrigar estes presidiários.
O que vai ser construído no lugar da penitenciária?
Segundo a Secom, após a demolição total do presídio, o local deve ser transformado em um local de lazer e cultura. O governador ainda afirmou que receberam diversas sugestões sobre como o espaço deveria ser aproveitado.
*Estagiário sob supervisão de Fernando Bortoluzzi
Motorista perde a consciência e caminhão colide em prédio em Florianópolis
Condutor sofreu mal súbito ao volante e foi socorrido
Um caminhão colidiu contra a porta de entrada de um condomínio em Florianópolis, após o motorista sofrer um mal súbito e ter uma parada cardiorrespiratória. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (5). O motorista foi ressuscitado por socorristas e levado…





