23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Pequena cidade catarinense é palco de homicídio, fuga e grande apreensão de drogas

Veículo que transportava carga de maconha tinha registro de roubo no Paraná

Localizada no Oeste de Santa Catarina, a pequena Jardinópolis, cidade com pouco mais de 68 mil km² e menos de 2 mil habitantes, foi palco de alta adrenalina com uma perseguição policial contra traficantes. A operação do último final de semana terminou com um homem morto, outro foragido e mais de uma tonelada de drogas apreendida.

Na noite de sábado (29), equipes do 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira receberam uma denúncia de que uma Ford Ranger e uma Volkswagen Saveiro poderiam estar transportando drogas pela cidade. Os policiais então conseguiram localizar os veículos e, ao tentar realizar a abordagem, os motoristas aceleraram em alta velocidade, dando início à perseguição.

Durante a fuga, os motoristas abandonaram os dois carros e partiram a pé, mas um deles chegou a ser alcançado por um dos policiais. No momento em que o agente tentou conter o fugitivo, foi atacado com golpes de faca pelo homem, de 39 anos, que conseguiu escapar.

 

Após o ataque ao policial, foi acionado reforço das guarnições da cidade de Chapecó, que atuaram para fechar o cerco na região. Durante as buscas, em área de mata, o fugitivo que esfaqueou o agente foi novamente localizado e, em uma segunda tentativa de abordagem, tentou esfaquear outro policial. Desta vez, o segundo militar sacou sua arma e matou o homem, que faleceu baleado no local.

O outro motorista não foi localizado e o policial ferido foi encaminhado ao hospital para atendimento médico e passa bem. Em buscas aos veículos, foram encontrados 1021,5 kg de maconha dentro da Ford Ranger, a qual tinha registro de roubo no Paraná. Veículos e drogas apreendidos foram entregues à delegacia de Polícia Civil em Chapecó.

Jardinópolis

O município onde tudo isso ocorreu chama-se Jardinópolis, cidade com apenas 1.776 habitantes e 68,499 km² de território, segundo dados de 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Localizada na região Oeste de Santa Catarina, Jardinópolis fica a aproximadamente 60 quilômetros de Chapecó e a cerca de 130 quilômetros da fronteira catarinense com a Argentina.

Ainda de acordo com dados do IBGE, em 2021 somente 375 pessoas tinham trabalhos formais em Jardinópolis, com renda mensal média de 2,5 salários mínimos per capita. Segundo a Polícia Militar, não é comum haver ocorrências relacionadas ao tráfico de drogas no município e a apreensão de sábado (29) é tratada como um caso atípico.

Foto: PMSC / Divulgação