10 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Esportes

Pequena cidade de SC é destaque nacional no Badminton

Foto: Dalton Yamashita
Projeto de extensão da Udesc no município oferece aulas gratuitas e acompanhamento esportivo à comunidade

Um esporte pouco valorizado nacionalmente ganhou destaque no cenário do esporte catarinense recentemente. Em Ibirama, cidade com cerca de 20 mil habitantes no Vale do Itajaí, o Badminton é praticado em um projeto de extensão no Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). A iniciativa fez efeito e o município ficou em segundo lugar do Brasil no ranking brasileiro de clubes, de acordo com a Confederação Brasileira de Badminton (CBBd).

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Em 2025, o Ibirama Badminton teve um ano de destaque nos cenários nacional e internacional, com 30 medalhas em campeonatos brasileiros, oito medalhas no sul-americano e atletas convocados para a seleção. Esse sucesso é fruto de um trabalho feito com muita paixão, apesar da pouca estrutura, de acordo com o coordenador do projeto, Pablo Schoeffel. “Apesar da pouca estrutura e de poucos recursos, nós temos paixão pelo que fazemos. Acreditamos há 15 anos no esporte e formamos uma família aqui no Alto Vale que treina forte para trazer resultados”, comenta.

O projeto oferece aulas à comunidade, com a promoção de treinamento técnico e acompanhamento esportivo, além da participação em competições estaduais, nacionais e internacionais. A iniciativa, que colabora com a formação cidadã dos participantes, também promove a integração entre universidade e comunidade, possibilitando que acadêmicos da Udesc Alto Vale apliquem conhecimentos na prática, ampliando a formação profissional.

“O resultado consolida Ibirama como uma das principais referências do badminton nacional e até internacional e reforça a importância dos projetos de extensão universitária no desenvolvimento do esporte e na projeção de atletas em nível nacional”, destaca Pablo.

           

             

Usuário de drogas que usava cachorro para pedir dinheiro é indiciado pela polícia

Investigação apontou que o cão tinha os cuidados negligenciados, era frequentemente agredido e não foi levado ao veterinário quando atropelado

Um homem foi indiciado pelo crime de maus-tratos qualificados contra um cão no bairro Agronômica, situado na região central da capital. A investigação revelou que o suspeito não oferecia água e alimentação ao animal, o agredia e, quando o cachorro foi atropelado, não o levou ao veterinário, mesmo com ele ficando sem caminhar por dias.

Continue lendo