Um aumento de 230% nos casos prováveis foi registrado no mês de setembro; estado toma medidas para controlar alta
O período de maior precipitação preocupa as autoridades catarinenses, que preveem um aumento no número de casos de dengue no estado. Setembro já deu indícios de que um pico no registro de novos casos pode ser registrado nos próximos meses, já que houve um aumento no número de notificações de casos prováveis em 230%.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Isso acontece porque, com o aumento das chuvas, há mais acumulo de água em pneus, tampas de garrafas, latas e copos, o que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor da doença. Visando frear esse aumento, a Secretaria de Estado da Saúde faz diversas recomendações à população, como evitar acumulo de água em recipientes, não descartar materiais em terrenos baldios e pátios, monitorar lagos e açudes, entre outras ações.
As recomendações à população ocorrem simultaneamente às ações realizadas pelo estado. Ao longo do ano foram tomadas diversas medidas de combate à dengue, como a atualização das Diretrizes Estaduais para a Prevenção e Controle das Arboviroses Urbanas, que propõe uma reestruturação no modelo de controle das arboviroses, por meio da implementação de novas tecnologias. Também foi elaborado um Plano de Contingência para o enfrentamento do mosquito, especialmente em temporadas de alta nos casos. Também já foram realizadas oficinas para a atualização desse plano na Grande Florianópolis e em Itajaí. As próximas oficinas serão realizadas nas Regionais de Blumenau, Jaraguá do Sul e Joinville, neste mês de outubro.
Por fim, outra ação é a capacitação de técnicos municipais, que serão responsáveis por borrifar inseticidas em residências, evitando a proliferação do mosquito. Neste ano, 280 profissionais foram treinados, e a meta, segundo o governo do estado, é capacitar outros 120 em quatro regionais de saúde até o fim de outubro
Casos da doença
Em 2025, foram registrados 25.371 casos prováveis de dengue, sendo que 17.859 foram confirmados. Santa Catarina registrou 1.403 casos prováveis em setembro, contra 423 no mês de agosto, um aumento nas notificações de 230%. Os dados constam no Painel de Monitoramento de Arboviroses em SC, no Cieges/SC.
“A SES tem mantido todas as atividades para o monitoramento e enfrentamento das arboviroses no Estado. E agora, com a proximidade com o período de maior transmissibilidade, as ações estão sendo intensificadas, inicialmente como foco no controle do vetor, para reduzir o impacto da doença, mas também olhando para a vigilância e assistência dos casos suspeitos e confirmados”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Homem mata jovem sufocada em Palhoça e comete suicídio na sequência
Investigação indica que suspeito ingeriu veneno e se jogou no Rio Cubatão
Uma jovem de 18 anos, identificada como Brenda Fernandes de Souza, foi encontrada morta com sinais de sufocamento dentro do quarto pelo próprio pai. O caso aconteceu no bairro Barra do Aririú, em Palhoça, na noite desta quinta-feira (2), por volta das 19h27. O suspeito é o namorado da vítima, identificado como Uyceles André Souza Bunzen, de 35 anos, que se suicidou ao ingerir veneno e se jogar no Rio Cubatão. Segundo informações iniciais, a jovem morreu um dia antes de ser encontrada, na quarta-feira (1º).