18 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Período de instabilidade no estado começa nesta quarta-feira (4)

Foto: Freepik
Fenômeno começa no Extremo Oeste e atinge a maioria das regiões ao longo do dia

Grande parte do estado, com exceção do litoral, devem registrar instabilidades nesta quarta-feira (4), que viram em forma de tempestades. A primeira região a apresentar essa condição é o Extremo Oeste. Com o passar do dia, o fenômeno avança e atinge praticamente todas as regiões de Santa Catarina de forma isolada. O risco para ocorrências associadas é considerado moderado. No litoral, apesar de não chover, o tempo deve permanecer nublado ao longo desta quarta.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O período da tarde também será marcado pela ascensão rápida das temperaturas, especialmente no Extremo Oeste e no Litoral, onde as máximas podem chegar aos 27ºC. Nas demais regiões as temperaturas também sobem, mas em menor intensidade, chegando no máximo aos 22°C.

Próximos dias

Novos temporais são esperados no estado na quinta-feira (5) e esses devem vir com bastante intensidade. Uma frente fria, com início no Grande Oeste, provoca tempestades desde as primeiras horas do dia. O fenômeno avança pelo estado e atinge todas as regiões. A Defesa Civil inclusive emitiu um alerta por conta dessa previsão de chuva intensa, que deixa o estado em risco de alto a muito alto para ocorrências associadas.

Quanto às temperaturas, por conta do tempo fechado, não apresenta grande variação ao longo do dia, com máximas que não passam de 18°C na maior parte de Santa Catarina.

Na sexta-feira (6) essa condição já não assusta mais. A frente fria avança na direção do mar e as chuvas se afastam do estado. No entanto, o tempo segue nublado e ainda há condição para chuva fraca. Esta condição se estende ao longo do sábado (7) em grande parte do estado, entretanto, a presença de instabilidades pode provocar pancadas rápidas de chuva no período da tarde, sobretudo nas áreas do norte catarinense, entre o Meio Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

           

             

Alimentação e energia elétrica elevam inflação de maio em Florianópolis

Aumento deve ocorrer novamente em junho após mais uma mudança de bandeira tarifária nas contas de luz

A inflação em Florianópolis no mês de maio sofreu um leve acréscimo em comparação com os números registrados no mês de abril. No quinto mês do ano, a alta foi de 0,46%, enquanto no mês passado esse índice foi de 0,37%. Segundo o Índice de Custo de Vida, calculado pela Esag/Udesc, os principais aumentos foram registrados no setor da alimentação (0,64%) e da habitação (1%), por conta da mudança da bandeira tarifária na energia elétrica. Em junho, esse acréscimo é esperado novamente, por conta de mais uma mudança na bandeira tarifária, desta vez para a vermelha.

Continue lendo