Conquista para SC foi anunciada pelo Ministério da Pesca e Aquicultura na última sexta (4)
O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) anunciou na última sexta-feira (4) a ampliação da cota da pesca da tainha em 100 toneladas para a modalidade de arrasto de praia no estado de Santa Catarina. A conquista chega após uma longa disputa entre os governos Estadual e Federal sobre os limites de captura.
A medida foi viabilizada após uma proposta apresentada na reunião do Grupo de Trabalho da Tainha em Brasília na última sexta, que reúne representantes do MPA e do setor pesqueiro catarinense. A decisão prevê a transferência da cota remanescente da modalidade cerco/traineira após o encerramento do edital de inscrição de embarcações.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Com o repasse, a cota total da modalidade de arrasto de praia passa a ser de 1,2 mil toneladas. A decisão chega em um momento crítico, com a cota original — de 1,1 mil toneladas — prestes a se esgotar, o que coloca em risco a continuidade da atividade de centenas de pescadores artesanais em SC.
Para o governo de Santa Catarina, a ampliação representa uma importante conquista para a pesca artesanal e garante o sustento de milhares de famílias que dependem diretamente da atividade. O secretário executivo de Aquicultura e Pesca, Tiago Bolan Frigo, celebrou a decisão.
“Seguiremos firmes, conforme a determinação do governador Jorginho Mello, fazendo tudo ao nosso alcance para garantir que nossos pescadores e o povo catarinense não sejam impedidos de exercer sua atividade”, afirmou Frigo.
VÍDEO: Laje de caixa d’água de prédio desaba e inunda rua no Oeste
Incidente assustou moradores nesta madrugada, mas não deixou feridos
Uma caixa d’água despencou do topo de um edifício residencial após a laje do prédio ceder na madrugada desta segunda-feira (7) em Xaxim, no Oeste de Santa Catarina, a cerca de 26 quilômetros de Chapecó. O incidente não deixou feridos, mas derramou litros de água e causou um grande susto aos moradores.