9 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Ocorrência

Pessoa morre atingida por árvore derrubada por vendaval

Situação no Oeste e na Serra é de emergência; cidades registram falta de luz em grande parte das unidades

Fortes instabilidades são registradas durante esta sexta-feira (9) em regiões de divisa com o Rio Grande do Sul, especialmente no Extremo Oeste, Oeste e Serra. Em Palmitos, o vendaval derrubou uma árvore que caiu em cima de um homem, que morreu esmagado. Ainda não há mais informações sobre o caso, como identidade da vítima e o que ela fazia no local.

Na região de Chapecó, municípios apresentam mais de 50% das unidades consumidoras sem energia no momento, como é o caso de Nova Itaberaba e Nova Erechim.

No Extremo Oeste, na região de São Miguel do Oeste, a situação também é de emergência. Municípios como Riqueza, São João do Oeste, Itapiranga, Dionísio Cerqueira, entre outros, registram índices altos de interrupção.

Veja no mapa da Celesc

Imagem: Celesc/Divulgação

Em Mondaí, parte da parede do ginásio de uma escola cedeu. Ninguém ficou ferido.

Já no Planalto Sul, alguns municípios também registram queda de energia em grande escala. São José do Cerrito é o município mais afetado proporcionalmente, com mais de 50% das unidades consumidoras sem energia elétrica.

Defesa Civil alerta

Por meio de um aviso, a Defesa Civil de Santa Catarina informa que as condições devem permanecer assim nessas regiões ao longo desta sexta-feira (9), por conta de uma frente fria que passa pelo Estado vinda do Rio Grande do Sul. Para sábado, o fenômeno avança e influencia em todas as regiões. O risco é moderado a alto para ocorrências como destalhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos.

           

             

Abril tem batata, tomate e café moído como “vilões da inflação”

Condições climáticas e período da entressafra encarecem preços para os consumidores

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de abril foi divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (9) e o grupo alimentos e bebidas, apesar de registrar uma desaceleração em relação ao mês anterior, ainda é o que mais impacta a inflação geral, com um peso de 0,18%. E entre os produtos que ficaram mais caros estão a batata-inglesa, tomate e o café moído. Veja por que estes produtos estão mais caros e já são considerados os “vilões da inflação”.

Continue lendo