31 de julho de 2025
TVBV ONLINE
Economia

Petrobras reduz em 14% preço do gás natural para distribuidoras

Foto: Andre Motta de Souza/Agência Petrobrás
Redução entra em vigor a partir da próxima sexta-feira

Os preços de venda da molécula de gás serão atualizados e terão queda média de cerca de 14%, na comparação com o trimestre anterior. A redução, segundo a Petrobras, entra em vigor na próxima sexta-feira (1º) para os contratos acordados pela companhia com as distribuidoras.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A Petrobras informou, em nota, que os contratos com as distribuidoras incluem “atualizações trimestrais da parcela do preço relacionada à molécula do gás e vinculam esta variação, para cima ou para baixo, às oscilações do petróleo Brent e da taxa de câmbio R$/US$”.

Conforme a companhia, no trimestre, que começa em agosto de 2025, a referência do petróleo Brent caiu 11,0% e o câmbio teve apreciação de 3,2%, o que significa que a quantia em reais para a conversão em um dólar caiu 3,2%.

“Importante destacar que as variações por distribuidora dependem dos produtos contratados com a Petrobras, e que considerando os mecanismos criados pela empresa, em 2024, dos prêmios por performance e de incentivo à demanda é possível ampliar a redução no preço da molécula”, apontou a petroleira.

O preço médio da molécula vendido às distribuidoras acumula de dezembro de 2022 até esse efeito de agosto, um recuo de 32%. “Considerando a aplicação integral dos prêmios, a redução acumulada média poderia atingir mais de 33%”, completou a Petrobras.

A companhia chamou atenção que o preço final do gás natural ao consumidor depende não somente do preço de venda da molécula pela companhia, mas entram no cálculo também o custo do transporte até a distribuidora, o portfólio de suprimento de cada distribuidora. “Assim como por suas margens (e, no caso do GNV – Gás Natural Veicular, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais”, concluiu.

           

             

Acusado de dupla tentativa de homicídio em SC é preso no PR

Crime teria como motivação uma briga causada por som alto

Um suspeito de dupla tentativa de homicídio no município de Acurra, no Vale do Itajaí, foi preso na tarde deste sábado (26) em Medianeira, no Oeste do Paraná. O mandado de prisão contra o homem, acusado de crimes cometidos entre os dias 19 e 20 de julho, foi expedido pela justiça catarinense e cumprido pela Polícia Militar do estado vizinho.

Continue lendo