20 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Esportes

Piastri vence e McLaren tem dobradinha no GP da Espanha

Imagem: F1/Redes Sociais/Reprodução
Entrada do Safety Car nas voltas finais deu nova emoção para a corrida e mudou o pódio, completado por Leclerc; Bortoleto foi 12º

Favoritismo confirmado: Oscar Piastri venceu o GP da Espanha, na manhã deste domingo (01), e Lando Norris completou a dobradinha da McLaren na Espanha. O resultado mantém a dupla nas primeiras colocações do Mundial de Pilotos e a credencia a brigar pelo título da temporada.

Max Verstappen fez uma corrida estratégica e teve bom desempenho, mas uma relargada ruim a seis voltas do fim possibilitou a Leclerc superar o holandês, que ainda perdeu posição para Russell, para completar o pódio. Verstappen ainda recebeu punição na disputa com os rivais e terminou em 10º.

“Foi um fim de semana muito bom, estou muito orgulhoso. Tem sido um ano fantástico e era um fim de semana que eu planejava pontuar. A equipe tem um carro perfeito”, disse Piastri após a vitória.

O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, fez a sua corrida de maior destaque na temporada e foi o 12º, mas ainda não chegou ao sonhado primeiro ponto na divisão de elite do automobilismo.

Em largada limpa, Piastri e Verstappen se dão bem

O GP da Espanha ficou desfalcado antes mesmo de começar. Lance Stroll, da Aston Martin, desistiu da disputa em razão de uma contusão antiga no punho. Como o piloto disputou a classificação no sábado (31/05) – largaria em 14º -, o regulamento não permite a substituição para a corrida.

Com os outros 19 competidores aptos (Tsunoda largou dos boxes), vantagem para Piastri. O piloto da McLaren largou muito bem e manteve a ponta, mas viu Norris, seu companheiro de equipe, perder a segunda colocação para Verstappen em um início ousado do tetracampeão. A Ferrari também teve intensidade no início. Hamilton assumiu a 4ª colocação, logo à frente de Leclerc.

Jogo de estratégias da McLaren contra Verstappen

Na 12ª volta, Verstappen viu a aproximação de Norris e já avisou à equipe que a aderência dos pneus da Red Bull era inferior aos concorrentes. Na volta seguinte, o holandês não ofereceu resistência, perdeu a posição e foi para os boxes. Ele retornou em 8º, mas logo ganhou posições, fez uma linda ultrapassagem sobre Kimi Antonelli e voltou a pressionar as McLaren. Na 23ª volta, com as paradas dos rivais, Verstappen assumiu a ponta pela primeira vez.

Apesar do ritmo forte, Verstappen teve que novamente trocar pneus na 30ª volta, claramente abrindo a estratégia de 3 pits ao longo da corrida. A movimentação foi comentada pelo rádio por Norris, considerando que fazer uma parada a menos foi a escolha mais indicada para ficar à frente do holandês. Naquele momento, Piastri e Norris voltavam a ficar absolutos na pista.

A esperada terceira parada de Verstappen chegou na 48ª volta. A McLaren, então, levou os seus dois pilotos aos boxes em sequência. Com um bom trabalho na troca de pneus, as posições foram mantidas, e desta vez o holandês não fez frente à supremacia dos líderes do campeonato.

Safety Car traz mais emoção no fim

Com a entrada do Safety Car faltando 10 voltas , novas esperanças de mudanças de posição com a relargada. A seis voltas do fim, a corrida recomeçou e mudou o panorama da corrida. Verstappen vacilou e foi superado por Leclerc e depoispor Russell. A falha foi creditada ao piloto pelos pneus duros de sua última parada.

Bortoleto faz corrida consistente, mas segue sem pontuar

Bortoleto, da Sauber, que na Espanha teve a sua melhor posição no grid nesta temporada, manteve a 12ª colocação na largada e o bom ritmo até ser chamado aos boxes na 20ª volta, no momento que era o 10º.

O brasileiro trocou os pneus com um tempo ruim e caiu momentaneamente para a última colocação. No entanto, retomou o bom desempenho e escalou no pelotão intermediário, com destaque para bela ultrapassagem em Sainz. Após nova troca de pneus, no entanto, o brasileiro não conseguiu se recuperar e terminou na 12ª colocação.

           

             

Argentino completa IronMan Brasil em tempo histórico e vence o evento

Pódio ainda teve um brasileiro e um uruguaio

O argentino Luciano Taccone foi o primeiro a cruzar a linha de chegada no IronMan Brasil 2025, realizado em Florianópolis neste domingo (1º). Ele cruzou a linha de chegada por volta das 15h20. Taccone completou a prova em 7h31, melhor tempo da história do evento no Brasil e o terceiro melhor do mundo, atrás apenas do norueguês Kristian Blummenfelt e do alemão Jan Frodeno, que completaram em 7h21 e 7h27, respectivamente.

Continue lendo