Homem precisou realizar pouso forçado em plantação
Um homem de 35 anos viveu um susto e tanto ao precisar fazer o pouso forçado de uma aeronave de pequeno porte na tarde desta sexta-feira (5) em Iraceminha, no Extremo Oeste de Santa Catarina. Apesar de o avião ter capotado logo após tocar o solo, o piloto saiu ileso.
O incidente ocorreu por volta das 12h30 na Linha Bonita, interior do município. Segundo a Polícia Militar (PMSC), o homem havia decolado sozinho com o monomotor em Ijuí, no Oeste do Rio Grande do Sul, e tinha como destino um ponto de abastecimento no Paraná, antes de seguir para Penápolis, em São Paulo.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
No entanto, cerca de uma hora e meia após a decolagem, o piloto percebeu fumaça dentro da cabine, pouco antes de o motor parar completamente. Diante da situação de emergência, mas ainda com o controle da aeronave, ele escolheu uma plantação com terreno favorável e iniciou os procedimentos para fazer um pouso forçado. O avião conseguiu tocar o solo em segurança, mas acabou capotando e parou com as rodas para cima.
O piloto conseguiu sair da cabine por conta própria e foi até uma residência próxima para pedir ajuda e acionar a PMSC, que mobilizou também o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC). O homem estava consciente, sem lesões aparentes, e foi encaminhado ao Hospital São José de Maravilha para avaliação médica.
O local do acidente foi isolado e a aeronave recebeu cobertura das autoridades para preservar o cenário para posterior vistoria e perícia do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). O avião modelo MontAer MC01, fabricado em 2016, não levava carga.
Formação de ciclone extratropical provoca cenário de ‘grande perigo’ em SC
Modelos indicam acumulados de 50 mm de chuva em poucas horas e ventos de até 80 km/h
A formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul pode provocar temporais severos em todas as regiões de Santa Catarina na próxima semana. Segundo as projeções atuais do portal de meteorologia MetSul, a chuva persistente pode chegar a 50 mm acumulados em poucas horas, com ventos de até 80 km/h, provocando um cenário de “grande perigo”.





