19 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Plano de contingência da gripe aviária inclui banho de desinfetante em caminhões

Até a noite de domingo (18), 238 propriedades rurais vizinhas à granja de Montenegro foram inspecionadas

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) informou que o entorno da propriedade comercial onde foi localizado o foco de gripe aviária (H5N1), em Montenegro (RS) está isolado e monitorado. Na área, um raio de 10 quilômetros a partir da granja, foram instaladas sete barreiras de bloqueio de trânsito de animais e seis barreiras de desinfecção de veículos.

As barreiras são instaladas para controlar o trânsito de veículos com maior risco de transportar o vírus da gripe aviária, como os caminhões de carga viva, ração ou de coleta de leite. Os veículos são obrigados a parar para passarem por uma limpeza. Ao todo, 130 agentes estão envolvidos na operação.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Francisco Lopes, diretor adjunto do Departamento de Defesa Agropecuária da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), explica que os caminhões circulam por várias propriedades e, assim, representam maior risco de disseminação do vírus. Por isso, precisam passar por um processo de desinfecção com produto que elimina tanto o vírus da influenza aviária quanto outros agentes patógenos.

De acordo com Lopes, nas barreiras, os veículos são desviados para uma área lateral, onde há uma estrutura montada para lavar as rodas e estruturas inferiores da carroceria com produtos específicos para a desinfecção. Na região, equipes do Seapi estão percorrendo as propriedades rurais da área para realizar a inspeção nos locais.

Segundo o MAPA, na área perifocal da granja, calculada em um raio de 3 km, 30 propriedades rurais foram vistoriadas, e foi identificado um caso suspeito, com aves de criação doméstica (galinha caipira). Nos outros 7 km do raio, existem 510 propriedades e 300 foram inspecionadas. As amostras da ave infectada já foram coletadas e enviadas para o Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, em Campinas (SP). O resultado deve ser informado no final da tarde desta segunda-feira (19).

Na granja de matrizes onde a doença foi confirmada, todas as aves, em torno de 17 mil, foram abatidas e os ovos foram destruídos na semana passada e o local já passou por limpeza e desinfecção de todas as instalações. O ministério também confirmou que rastreou todos os lotes de ovos que saíram da propriedade – a maioria com destino a granjas de Minas Gerais – e todos estão em processo de descarte. Os três incubatórios onde os ovos estavam também passarão por inspeção e desinfecção.

A granja em Montenegro era um matrizeiro, que comercializa ovos férteis para outras granjas, que investem em aves de corte ou postura.

           

             

Suspeita de gripe aviária é investigada em município de Santa Catarina

Caso foi incluído no painel oficial do Ministério da Agricultura e Pecuária

O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) investiga um caso suspeito de gripe aviária (H5N1) em uma propriedade de criação comercial em de Ipumirim, no Oeste de Santa Catarina. O caso foi incluído nesta segunda-feira (19) no painel oficial do MAPA e confirmado pela Prefeitura do município.

Continue lendo