23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

PM resgata 70 animais em situação de maus-tratos em Santa Catarina

Foto: Polícia Militar de Santa Catarina

Cães e gatos apresentavam carrapatos, pulgas e sarna

Na segunda-feira (15), uma operação conjunta entre a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Treviso (FUNTREV) resultou no resgate de dezenas de cães e gatos que sofriam com condições deploráveis em uma propriedade na estrada Geral Vila Lorenzon, no município de Treviso.

Ao receber o chamado da FUNTREV, os policiais se dirigiram ao local indicado, onde se depararam com uma cena chocante: cerca de 50 cachorros e aproximadamente 20 gatos vivendo em condições de extrema negligência. Os animais estavam confinados em canis sujos de fezes, desprovidos de ração e água, e muitos deles apresentavam sérios problemas de saúde, como bicheiras, carrapatos, pulgas e sarna, sem receber qualquer tipo de tratamento adequado.

 

A proprietária da propriedade informou às autoridades que os cachorros pertenciam ao seu marido, que os utilizava para reprodução. No entanto, há cerca de 10 meses, ele a abandonou junto com os animais. A mulher alegou enfrentar dificuldades tanto para manter a higiene do local, devido à falta de mão de obra, quanto para arcar com os custos veterinários, dadas suas dificuldades financeiras.

A ação contou com a participação de servidores da FUNTREV e fiscais do meio ambiente, que coordenaram o resgate dos animais. A mulher responsável pelos maus-tratos foi presa em flagrante e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.

Enquanto isso, os cães e gatos resgatados foram recolhidos e encaminhados para tratamentos veterinários urgentes. Posteriormente, eles serão disponibilizados para adoção, proporcionando uma nova chance de vida a esses animais que foram vítimas de crueldade e abandono.