23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Polêmica em homenagem à deputada Luciane Carminatti (PT) na Câmara de Lages

Vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressista) de Lages / Foto: Bruno Heiderscheidt

Alguns mistérios que ocorrem no meio político estão causando certo tumulto na Câmara de Vereadores de Lages. Algo até curioso, mas que deveria ser normal. Ocorre que a vereadora Katsumi Yamaguchi (Progressista), apresentou proposição de homenagem à deputada estadual Luciane Carminatti, do Partido dos Trabalhadores (PT). Aí começou a discussão. O projeto foi para plenário nesta segunda-feira (18), porém, rejeitado pela maioria, acabou sendo retirado da pauta. Katsumi vai insistir e levar novamente para apreciação nesta terça-feira (19). No meu entender a homenagem não muda em nada a relação da deputada com o município serrano. Na justificativa as ações da parlamentar em prol do município. Além da rejeição da maioria dos vereadores à proposição, os representantes da Casa dos Conservadores se posicionam contra. Tanto que estiveram na Câmara e se manifestaram contrários à homenagem, prometendo voltar à Casa nesta terça, e fazer nova pressão. Como se vê, o peso dos extremos da política também acomete o legislativo e a comunidade lageana.

Dário Berger encontra guarida no PSDB

Dário Berger enquanto Senador / Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O ex-senador Dário Berger não tem tido parada e nem sucesso nos partidos em que passou recentemente. Se fez certo ou não, acabou não se identificando com o Partido Socialista Brasileiro (PSB). Nesta representação não se elegeu ao senado em 2022. Depois disso, entre discussões de futura colocação política e suposições sobre o faria, encontrou guarida no ninho tucano, o PSDB, para concorrer à Prefeitura de Florianópolis. Eis um fato novo para o pleito da Capital. A filiação de Dário deverá ser ratificada nesta terça-feira (19), no meio da manhã, na Assembleia Legislativa, com a presença das principais lideranças tucanas. Vale lembrar que foi pelo PSDB que Berger foi eleito prefeito da Capital, em 2024.

Concurso na Alesc

Foto: Arquivo/Agência AL

Terminam nesta quarta-feira (20), às 16 horas, as inscrições para o concurso público da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Conforme o Edital 01/2024, os inscritos terão até a quinta-feira (21) para pagar a taxa de inscrição do certame, no valor de R$ 180. São oferecidas 28 vagas, todas para Analista Legislativo III, com exigência de nível superior. Há vagas para Informática, Medicina do Trabalho, Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Direito e, ainda, para graduação em qualquer área do conhecimento. O edital completo, com as informações sobre vagas por especialidade, salários e as provas, estão disponíveis no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do concurso.