Reforço inclui 46 delegados e 18 psicólogos policiais aprovados em concurso de 2024
A Polícia Civil de Santa Catarina nomeou, nesta quinta-feira (29), 64 novos profissionais que vão atuar na segurança pública do Estado. São 46 delegados de Polícia e 18 psicólogos policiais aprovados em concurso público realizado em 2024. A cerimônia aconteceu no Complexo de Segurança Pública, em Florianópolis. Dessa forma, a Polícia Civil reforça o atendimento à população e as investigações criminais em Santa Catarina, que é apontado como o estado mais seguro do país.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Durante a cerimônia, o delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, afirmou que o governo estadual tem investido na ampliação de novos profissionais e na estrutura da instituição. Ele também informou que os investimentos incluem melhorias em prédios, compra de viaturas, armas, munições e equipamentos tecnológicos, além da valorização dos profissionais da segurança pública. Ele destacou ainda que, em cerca de um ano, foram nomeados 93 delegados e 35 psicólogos policiais no Estado.
Curso de formação
Após a posse, os novos delegados e psicólogos iniciarão o curso de formação na Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol). Somente depois de concluir essa etapa é que eles estarão prontos para assumir os cargos e começar a trabalhar nas unidades policiais.
O curso tem duração extensa e reúne aulas teóricas e práticas, além de estágios supervisionados em delegacias e na Central de Plantão da Capital. Ao todo, a formação soma mais de mil horas de preparação. Para o cargo de delegado, os candidatos passaram por sete etapas, enquanto os psicólogos enfrentaram cinco fases do concurso.
O curso de formação da Polícia Civil de Santa Catarina é reconhecido como um dos mais completos do Brasil entre as academias de Polícia Judiciária.
Segurança Pública
A nomeação dos novos delegados e psicólogos faz parte das ações do Governo do Estado para fortalecer a segurança pública em Santa Catarina. Só na Polícia Civil, os investimentos já passam de R$ 100 milhões, aplicados na contratação de novos profissionais e na compra de viaturas, armas e outros equipamentos usados no dia a dia do trabalho policial.
Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Graff, que representou o governador Jorginho Mello, destacou que os índices de criminalidade registrados em 2025 estão entre os melhores desde 2008, resultado do trabalho das forças de segurança.
Sensação de calor alivia nesta sexta-feira (30) em SC
Instabilidade deve aumentar a partir da tarde nos Planaltos, Meio-Oeste e Litoral catarinense
O tempo em Santa Catarina nesta sexta-feira (30) segue semelhante ao registrado nesta quinta (29), com influência de um sistema de baixa pressão, que mantém as instabilidades na parte leste do estado. A partir da tarde, os temporais devem atingir as regiões dos Planaltos, parte do Meio-Oeste e todo o Litoral catarinense. O dia deve ter temperaturas mais amenas, com máximas que não passam dos 30°C em todo o estado. Segundo a Defesa Civil, o risco é moderado para ocorrências relacionadas a alagamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica.







