25 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Polícia Civil deflagra operação Backbone

O foco é combater suposta prática de “Rachadinha” na Câmara de Vereadores de Joinville

Desde as primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18) a 3ª Delegacia de Combate à Corrupção (DECOR), da Polícia Civil, deu início a operação Backbone. “A ação desta manhã visou desbaratar um esquema delituoso popularmente conhecido como “rachadinha”, com o cumprimento de mandados de busca em residências e em gabinetes dentro da Câmara de Vereadores de Joinville. Cerca de 50 policiais civis da DEIC se deslocaram para prestar apoio nesta, que já é a 13ª operação de combate à corrupção em 2024.”, comentou o coordenador da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção (CECOR), delegado Gustavo Muniz Siqueira.

Segundo a Polícia Civil, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão em Joinville e Palhoça, na Grande Florianópolis. O esquema recolhia parte dos vencimentos de assessores de um vereador com o objetivo de gerar enriquecimento ilícito e vantagens políticas para o vereador investigado e aliados. O esquema foi articulado por pessoas de confiança do parlamentar que atuavam como intermediárias entre o recolhimento dos valores e o destino final. As diligências foram realizadas na Câmara de Vereadores de Joinville e na casa dos investigados. Foram apreendidos celulares e documentos.

Policial revistando gabinete na Câmara de Vereadores de Jolinville. Imagens: PCSC

 

Participaram da Operação cerca de 80 Policiais Civis de diversas divisões da DEIC, Peritos da Polícia Científica de Santa Catarina. A ação também está sendo acompanhada por membros da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Joinville.

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial