16 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Polícia Civil elucidou 80% dos casos de mortes violentas em Florianópolis

Delegacia de Homicídios da Capital alcançou marca de mais de mil casos encerrados com sucesso

Nesta semana, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Homicídios (DH) da Capital, alcançou o número de 1.004 mortes violentas elucidadas. Desde a sua criação, em 2008, a DH investigou 1.240 mortes violentas em Florianópolis, com solução de 1.004 casos, o que alcança um percentual de mais de 80% de sucesso dos casos investigados.

O delegado de Polícia Ênio de Oliveira Matos, titular da DH da Capital, destaca que “os fatos foram desvendados desde a chegada aos locais de mortes até a busca em matas e mangues, para a descoberta da localização de corpos enterrados, queimados, abandonados pelos algozes, na tentativa de escaparem das investigações que os levaria aos tribunais”.

Nestes 15 anos, o número de indiciamentos se aproxima dos 3 mil, a maioria deles submetidos a julgamento pelo Tribunal do Júri da Capital, com condenações que ultrapassaram aos 100 anos, em alguns casos pontuais.

 

No quadro a seguir é possível acompanhar evolução dos quantitativos das mortes violentas na capital e as soluções dos casos investigados. Os dados são apresentados, por ano, dos fatos que chegaram ao conhecimento da DH e foram investigados, sem contar com os fatos tentados que passaram ser de responsabilidade da DH nos últimos anos.