4 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Saúde

Polícia Federal fiscaliza fabricação de bebidas em cidades de Santa Catarina

Foto: Procon SC/Gerada por IA
País tem 7 mortes em investigação e uma confirmada por intoxicação por metanol

Cidades de Santa Catarina foram alvo de fiscalizações da Polícia Federal (PF), em conjunto com o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), em indústrias de bebidas na manhã desta sexta-feira (3). A ação ocorre após 59 notificações de suspeita de intoxicação por metanol presente em bebidas adulteradas no Brasil, especialmente no estado de São Paulo, e uma morte confirmada.

As fiscalizações ocorreram nas cidades de Joinville, no Norte do estado, e Chapecó, o Oeste catarinense. A força-tarefa também fiscalizou indústrias na região de Campinas (SP) e em Poços de Caldas (MG). De acordo com a PF, durante as diligências, foram coletadas amostras representativas dos produtos produzidos e armazenados, que serão encaminhadas a laboratórios para análise químico-sanitária.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As verificações buscam identificar a conformidade dos insumos utilizados, a eventual presença de substâncias proibidas ou em concentrações acima dos limites legais, além de avaliar a rastreabilidade dos lotes e a responsabilidade pela fabricação ou manipulação.

Até o momento, o Centro Nacional de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) recebeu notificações de 59 casos de intoxicação por metanol, sendo 53 em São Paulo (11 confirmados e 42 em investigação), cinco em investigação em Pernambuco e um no Distrito Federal. Há ainda um óbito confirmado e sete em investigação. Nenhuma notificação foi registrada em Santa Catarina.

O Ministério da Saúde criou nesta quinta-feira (2) uma Sala de Situação para acompanhar as investigações dos casos de intoxicação por metanol. A pasta também estruturou um estoque estratégico em hospitais universitários federais e serviços do SUS com 4,3 mil ampolas de etanol farmacêutico, que atua na estabilização do metabolismo. Além disso, está em andamento a compra emergencial de mais 150 mil ampolas.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também publicou uma chamada pública para identificar fornecedores internacionais do fomepizol, medicamento específico para intoxicação por metanol, atualmente não disponível no Brasil.

O ministro da Saúde recomenda que a população evite destilados de origem desconhecida, especialmente líquidos incolores, cuja procedência não possa ser confirmada. “É essencial saber de onde ela vem. Se estiver em um bar, não aceite bebidas de desconhecidos e tente verificar a procedência. Isso é ainda mais importante neste momento”, afirmou Alexandre Padilha.

           

             

Santa Catarina pode ter até 230 mm de chuva em outubro

Volume de chuva e temperaturas devem ficar dentro do normal nos próximos meses, aponta previsão

Santa Catarina deve registrar uma média de chuva de até 230 mm ao longo deste mês de outubro, período mais chuvoso da primavera no estado. No geral, são esperados volumes de chuva e temperaturas próximos à media climatológica neste período. Os acumulados devem ficar entre 210 e 280 mm no Grande Oeste catarinense e entre 140 e 180 mm nas demais regiões.

Continue lendo