22 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Polícia investiga fraudes em emissões de CNH em Chapecó

Foto: AgênciaBrasil/Lidiana Cuiabano/Detran-MT
Investigações apontam mais de 100 casos relacionados a cidadãos venezuelanos

A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), investiga casos de fraude em emissões de Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) desde o início do ano de 2025 em Chapecó, Oeste de Santa Catarina. Segundo as investigações, foram identificados mais de 100 casos, todos relacionados a cidadãos venezuelanos.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

De acordo com a PCSC, os indivíduos apresentavam documentação contendo endereços falsos durante os procedimentos de validação da CNH estrangeira ou de emissão do documento brasileiro. Também foram identificadas diversas habilitações estrangeiras com o código QR falsificado – ferramenta que é utilizada para verificar a validade do documento.

A polícia ainda afirmou que desde o início das investigações, foram registrados 121 casos de fraude. Os indivíduos responsáveis já receberam medidas administrativas de suspensão de CNH e estão sendo investigados pelos crimes de falsidade ideológica e falsidade documental em documentos públicos. Caso sejam considerados culpados e aplicadas as penas máximas, a condenação pode chegar até 11 anos de prisão.

Como funciona o processo de aquisição de CNH para motoristas estrangeiros?

Cidadãos que já possuem CNH em países signatários da Convenção de Viena de 1968, como é o caso do Brasil e da Venezuela, podem dirigir legalmente no outro país por até 180 dias. Após esse período, basta validar a habilitação no respectivo país, sem necessidade de passar por todo o processo de emissão de uma nova CNH.

           

             

Apartamento pega fogo e edifício precisa ser evacuado

Uma idosa de 65 anos precisou ser levada para o hospital por intoxicação por fumaça

O incêndio ocorreu na madrugada desta quarta-feira (22), em um edifício residencial no bairro Beira Rio, em Biguaçu, na Grande Florianópolis. As chamas atingiram um apartamento localizado no segundo andar de um prédio de cinco pavimentos…

Continue lendo