31 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

Polícia Penal de SC ganha reforço de mais de 1,6 mil agentes formados

Foto: Roberto Zacarias/Secom GOVSC
Efetivo passou por treinamento com foco em segurança, gestão prisional e reintegração social

A Secretaria de Estado de Justiça e Reintegração Social (SEJURI) realizou nesta quinta-feira (30) a cerimônia de formatura de 1.644 novos policiais penais em Santa Catarina. O evento consolida o maior reforço de efetivo já registrado na carreira da corporação.

Os novos agentes foram nomeados pelo Governo do Estado ao longo de 2025, sendo 757 em junho — 554 homens e 203 mulheres — e 887 em outubro — 363 homens e 524 mulheres. Com esse reforço, o efetivo total da Polícia Penal de Santa Catarina passou para 4.809 profissionais, representando um crescimento de 22,56% em relação ao quadro anterior.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A solenidade contou com a presença do governador Jorginho Mello, da secretária de Justiça e Reintegração Social, Daniele Amorim Silva, do secretário adjunto, Leandro Melo, do diretor-geral da Polícia Penal, Maicon Alves, entre outras autoridades civis e militares.

“Essa formatura representa o resultado de um trabalho contínuo de valorização e fortalecimento da Polícia Penal. Em 2025, Santa Catarina alcança uma marca histórica, com cerca de 1.700 novos policiais penais integrando o sistema prisional — um avanço que reforça o compromisso do Governo do Estado com a segurança pública, a valorização dos servidores e a reintegração social”, destacou a secretária de Estado de Justiça e Reintegração Social, Danielle Amorim Silva.

Os novos policiais penais foram nomeados a partir do edital nº 001/2019 e passaram por treinamento teórico e prático, com foco em segurança, gestão prisional e reintegração social. A formação prepara os profissionais para atuar com técnica, disciplina e comprometimento nas unidades prisionais catarinenses.

A ampliação do efetivo reforça a atuação da Polícia Penal em todas as regiões do estado e contribui para a melhoria das condições de trabalho e da gestão das unidades prisionais. Além do aumento quantitativo, destaca-se a maior representatividade feminina na corporação.

“Isso é certeza de que a gente está preocupado com a segurança do catarinense. A maior nomeação de policiais penais é uma realização do desejo de que as nossas forças de segurança estejam cada vez mais preparadas, alinhadas, competentes e com condições de executar o seu trabalho. Então hoje nós estamos entregando para esse braço forte de Santa Catarina, que é a Polícia Penal, mais homens e mulheres preparados para cuidar de todos os presídios”, disse o governador Jorginho Mello.

           

             

Operação do GAECO atinge um dos maiores grupos neonazistas do Brasil

Investigação revela planejamentos de ataques e recrutamento de novos membros

A Operação Nuremberg, realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), teve como objetivo desarticular um dos maiores e mais violentos grupos neonazistas do Brasil. A ação foi realizada na manhã desta sexta-feira (31), quando foram cumpridos 21 mandados de busca e apreensão em quatro estados brasileiros. Não há informações sobre prisões.

Continue lendo