20 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Polícia prende grupo que aplicava golpes em compras de carros usados; entenda

Grupo simulava pagamentos e chantageava os vendedores depois de ter a posse dos carros

Batizada de Operação Marketplace, uma ação da Polícia Civil de Santa Catarina prendeu nesta quarta-feira (19) cinco pessoas suspeitas de aplicar golpes se passando por compradores de carros usados na plataforma Marketplace, do Facebook. O grupo, que foi preso no Rio Grande do Sul, atuava em Santa Catarina e fez vítimas nos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, Itapema e Florianópolis. Três veículos foram recuperados.

De acordo com o delegado Leonardo Silva, da Delegacia de Defraudações, o grupo depositava cheques sem fundo ou com assinatura falsificada na Caixa Econômica e, dessa forma, o dinheiro constava na conta dos vendedores, que então transferiam os veículos em cartório para os golpistas. No dia seguinte, quando o cheque era estornado, os carros já estavam no Rio Grande do Sul. Em consequência, o grupo ainda entrava em contato com os vendedores exigindo pagamentos em troca da devolução do veículo.

“Algumas pagaram estes valores, mas é óbvio que não receberam o carro de volta”, disse o delegado Silva, que ainda chamou a atenção para anúncios abaixo do mercado. “Após transferência de valores em conta corrente, confirme com o gerente se, de fato, houve a transferência, verificando se não é cheque ou agendamento de transferência. Não entregue o veículo a terceiros e não receba valores que não sejam da pessoa com quem se está negociando”, alertou.

 

Cinco mandados de prisão preventiva e 10 de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Caxias do Sul, Flores da Cunha, Ipê e Constantina, localizadas no Rio Grande do Sul. Os investigados respondem pelos crimes de estelionato, associação criminosa e extorsão.

Foto: PCSC

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial

Policial