23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Educação

Política da educação do envelhecimento; entenda

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) a população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e, ganhou aproximadamente 5 milhões de idosos desde 2012.

Em Santa Catarina a expectativa de vida gira em torno de 79 anos, uma das maiores do país. Pensando nisso, foi lançada nesta quarta-feira (9) a política de educação para o envelhecimento. Um documento desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação, que tem como objetivo inserir a temática e promover reflexões sobre o envelhecimento no dia a dia das mais de 100 escolas da rede estadual.

Com este projeto Santa Catarina será a primeira Cidade do País a seguir as diretrizes curriculares nacionais de educação básica, que preveem o estudo do estatuto do idoso nas escolas. O material foi desenvolvido em parceria com o conselho do idoso e outras doze instituições e, será distribuído para professores ainda este ano.

Já para 2023 os professores receberão cursos de capacitação para trabalhar o material multidisciplinar dentro das salas de aula. A expectativa é educar para envelhecer e fazer com que as gerações futuras cresçam amando e respeitando os idosos.

Veja na reportagem de Gabriela Zwang, para o Band Cidade:

Foto: Freepik/Reprodução