1 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Cotidiano

População de Joinville é orientada sobre alterações no gosto e cheiro da água

Foto: Prefeitura de Joinville
Companhia afirma que mudanças são efeito de processos naturais no rio que abastece 78% da cidade

A população de Joinville está sendo orientada a identificar alterações no gosto e no cheiro da água que abastece a cidade e a fazer testes para verificar se ela está própria para consumo. A Companhia Águas de Joinville afirmou na terça-feira (28) que tem reforçado as ações de monitoramento e testes para garantir que a água permaneça sem riscos para a saúde, após alterações serem apontadas por moradores e pela própria companhia.

O engenheiro sanitarista e ambiental, Lucas Emanuel Martins, gerente de Água da Companhia, explica que os efeitos que algumas pessoas estão percebendo na água ocorrem por um processo natural e envolve microrganismos que são encontrados normalmente no rio Cubatão, que abastece 78% da cidade.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

“Esse gosto e odor são gerados por substâncias naturais, produzidas por microrganismos que vivem no manancial. Em algumas épocas do ano, esses microorganismos acabam se desenvolvendo de forma mais acentuada. Eles são compostos naturais que não geram nenhum risco à saúde, embora, mesmo em concentrações muito pequenas, já sejam perceptíveis para o sensorial humano”, explica Lucas.

Segundo a Prefeitura de Joinville, a coleta para a análise da qualidade da água é feita em vários pontos, desde o rio até quando está pronta para abastecer as residências, quando são analisados mais 262 pontos de imóveis espalhados em todas as regiões da cidade.

O que causa essas alterações?

O engenheiro explica que esta é uma situação específica do rio Cubatão, causada por uma série de fatores como o aumento da matéria orgânica, falta de chuva, incidência solar e pontos de represa do próprio curso. Por se tratar de um processo natural, não há como precisar o prazo para que a situação seja normalizada. Entretanto, a Prefeitura reforça que a qualidade da água não está alterada.

“A orientação é que a água está potável, com o consumo liberado. Não há nenhum risco para a saúde da população em termos de consumo da água que está sendo fornecida pela Companhia”, reforça o gerente. Caso a população perceba mudanças no cheiro, sabor ou coloração da água, a companhia de tratamento deve ser comunicada para que medidas possam ser tomadas.

Foto: Prefeitura de Joinville

Outra dúvida apontada pela população é se o odor e gosto poderiam estar ligados às obras de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. Sobre isso, o engenheiro informa que não há nenhum tipo de relação. “Essas substâncias foram encontradas no manancial, indicando que vêm anterior à própria estação de tratamento de água”, conclui Lucas.

A Companhia Águas de Joinville analisa mais de de 160 parâmetros no sistema de abastecimento para garantir o controle de qualidade nas etapas do processo de tratamento e de distribuição de água. Na rede de distribuição, essas análises são feitas em 262 pontos em todos os bairros da cidade. Esse conjunto de processos atesta a qualidade da água distribuída.

Confira a reportagem do SC Acontece

           

             

Investigado pelo FBI é preso em SC com conteúdos de abuso sexual de menores

Suspeito interagia em sites da Dark Web voltados à troca de material ilegal

Um homem de 30 anos foi preso em flagrante em posse de fotos e vídeos com cenas de abuso sexual de crianças e adolescentes. A prisão foi realizada pela Polícia Federal (PF) em Laguna, no Litoral Sul de Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira (31).

Continue lendo