13 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Economia

Porto de Itajaí recebe nova atracação de navio com veículos importados

Foram recebidos mais de 1 mil automóveis da montadora alemã BMW e da norte-americana General Motors

Nesta quinta-feira (16), um navio com veículos da montadora alemã BMW e da norte-americana General Motors (GM) atracou novamente no Porto de Itajaí, no berço 02 (cais público). Ao todo, 1.027 veículos desembarcaram na cidade, trazidos pelo Eurasian Highway.

Esta foi a 14ª operação com transporte de veículos (Roll On Roll Off) no Porto desde março de 2022, quando as atividades foram retomadas após a pandemia. Quase 11 mil automóveis e 20,2 mil toneladas já foram desembarcados em Itajaí nesse período.

A operação de desembarque desta quinta foi realizada pela SC Portos e totalizou uma movimentação de 1.852 toneladas. Com procedência do Porto de Santo Domingo (República Dominicana) e bandeira do Japão, a embarcação que trouxe os veículos importados possui 199,97 metros de comprimento por 32,26 metros de boca (largura).

 

Sistema Roll On Roll Off

A operação do tipo Roll On Roll Off é um sistema em que os veículos são levados para fora do navio até uma área primária do Porto. Este tipo de movimentação pode ser encerrada em menos de cinco horas, dependendo do volume e também do número de veículos a bordo.

A última atracação deste modal ocorreu no início deste mês com o navio Cape Town Highway. Ao todo, foram desembarcados na operação 756 veículos das montadoras BMW e GM.

“O Porto de Itajaí se destaca no setor logístico, entre os demais portos brasileiros, pelo sistema Roll On Roll Off, realizado mensalmente há quase um ano. Por meio de sua eficiência, da responsabilidade dos nossos trabalhadores portuários e do sucesso deste tipo de operações, comprova-se que o Porto de Itajaí está apto para este tipo de movimentação. O intuito da Autoridade Portuária é proporcionar ao Porto de Itajaí inovação operacional e tecnológica, e também o aprimoramento em todos os setores, com segurança e excelência”, destaca Fábio da Veiga, superintendente do Porto de Itajaí.

Foto: Prefeitura de Itajaí/Reprodução