15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Novo teste da 3ª faixa na BR-101 entre Porto Belo e Piçarras

Avança a possibilidade de novo teste da 3ª faixa na BR-101 entre Porto Belo e Piçarras. A possibilidade de fazer um novo teste na BR-101, com a liberação do acostamento para o fluxo de veículos, foi debatida na manhã desta terça-feira (16). A reunião teve participação da deputada estadual Paulinha, dos prefeitos da região e dos responsáveis pela manutenção e segurança da rodovia. Paulinha defendeu a necessidade de um novo teste de no mínimo 15 dias, com a liberação do acostamento nos dois sentidos da via entre Porto Belo e Piçarras, para avaliar a efetividade da medida. Ela reforçou a importância de adotar essa ação na temporada de verão, quando a região recebe milhões de turistas e o trânsito da BR-101 está no momento mais crítico. O primeiro teste foi realizado entre os dias 15 e 17 de dezembro, entre Itapema e a entrada de Navegantes, com horário estabelecido entre 14h e 22, e apenas no sentido Norte. (Foto: Assessoria da deputada Paulinha)

Acesso à Rancho Queimado terá viaduto

Deputado Lucas Neves / Foto: Bruno Collaço / Agência AL

O deputado Lucas Neves (Podemos), presidente da Frente Parlamentar da BR-282 na Alesc, comemorou a ordem de serviço emitida pelo DNIT para a construção de um novo viaduto na rodovia, em Rancho Queimado, na subida da Serra. A obra, com um prazo estimado de 18 meses para conclusão, tem como objetivo aliviar o tráfego e aprimorar a segurança no km 58. Além disso, encontra-se em andamento a licitação para um projeto de contorno viário em Santo Amaro da Imperatriz, com previsão de ordem de serviço para o início de 2024. O edital de licitação para o anteprojeto de terceiras faixas no trecho entre Águas Mornas e Alfredo Wagner está sendo reformulado para republicação ainda no início deste ano.

Recursos do Universidade Gratuita exclusivos para cursos presenciais

Com a sanção, bolsas de estudo do programa serão destinados apenas a estudantes matriculados em cursos presenciais. Foto: Marco Fávero/Secom

O governo do Estado publicou no fim da tarde da última sexta-feira (12) a sanção ao projeto de lei complementar (PLC) aprovado no fim do ano passado pela Assembleia Legislativa que restringe os recursos do Programa Universidade Gratuita exclusivamente a cursos na modalidade presencial. A medida consta na Lei Complementar 853/2024, que já está em vigor. A alteração foi proposta pelo deputado Napoleão Bernandes (PSD), na forma do PLC 30/2023. Pelo texto sancionado pelo Executivo, os estudantes matriculados em cursos de ensino a distância e que já recebem bolsas de estudo do Universidade Gratuita terão direito ao benefício até a conclusão do curso.

Candidatura de Raimundo Colombo à Prefeitura de Lages?

O assunto tem sido recorrente na cidade, mas não há nenhuma confirmação oficial / Foto: Facebook

Conhecendo o ex-prefeito, ex-senador e ex-governador Raimundo Colombo (PSD), imagino que ele não lançaria o nome à Prefeitura de Lages, através de burburinhos. Seria, por certo, em alto estilo. Mas, seja como for, o nome dele figura nas rodas de conversa no campo político lageano. Seguidamente, ele tem sido visto em atos do próprio município, como inaugurações de ruas pavimentadas, ou em eventos sociais. Nada disso oficializa a candidatura dele à Prefeitura, mas também não descarta. Os próprios partidários discutem a possibilidade. Consultei Cláudio Thomas, jornalista que o acompanha de perto na assessoria. Ele respondeu que Colombo aguarda decisão do Supremo Tribunal Eleitoral (TSE) sobre a ação da coligação Bora Trabalhar, que analisa a possibilidade de cassação do senador Jorge Seif (PL). Disse, ainda que não há nenhuma informação sobre a candidatura a prefeito.

Meias verdades

Fato é que o Partido Social Democrático (PSD), está em meio ao total descrédito na cidade, em razão do envolvimento do prefeito Antonio Ceron, na Operação Mensageiro. Nas ruas, opiniões com palavras duras são ouvidas, e que precisam ser consideradas. Há quem diga que quer ver todos os representantes do PSD e do PP varridos da Prefeitura no próximo pleito. A voz das ruas tem peso e precisa ser considerada. Mesmo diante deste turbilhão de negatividade que paira sobre a atual administração, o PSD vê na figura de Raimundo Colombo, a única liderança com potencial de disputar o pleito, e vencer. Há de se considerar a matemática. Por baixo, deve ter entre 20 e 25 mil votos.

PSD não tem outro

Portanto, numa pulverização de votos, dependendo do número de candidatos, realmente há chance de vitória no pleito. Sem ele, o partido irá padecer no pleito. Não há mais ninguém hoje do PSD de Lages, capaz de fazer frente ao mais simples candidato. Nem mesmo o vice de Ceron, Juliano Polese (PP), que acreditou que o PSD, desta vez lhe apoiaria, tem tido sustentação. Está praticamente alijado da administração. Está sem projeto, e sem respaldo na intenção de se candidatar à Prefeitura.

Demais nomes

Lages está se movimentado. Há outros nomes emergindo para derrubar os gestores da atual administração. Entre eles, o do ex-prefeito Elizeu Mattos (MDB), e principalmente, Carmen Zanotto (Cidadania), que deve vir sob a tutela do governador Jorginho Mello. Há outros nomes também sendo ventilados. Portanto, com ou sem Raimundo Colombo pelo PSD, as frentes contrárias estão se organizando.