Ação promovida pela Udesc é aberta ao público e percorre toda a orla desde o Bar do Arante
Estudantes da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e população farão um mutirão de limpeza na praia do Pântano do Sul, em Florianópolis, eleita a praia mais poluída do mundo em pesquisa. Atividade está programada para iniciar às 8h15 e percorrerá toda a orla da praia, com início no Bar do Arante, no canto esquerdo.
A ação é idealizada pelo Laboratório de Educação para a Sustentabilidade e Inovação Social (Leds), ligado ao Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. A iniciativa conta ainda com a parceria do Enactus Udesc, organização de estudantes do campus da universidade em Florianópolis dedicada ao empreendedorismo social, e do Projeto Remar, Limpar e Ensinar.
De acordo com a organização, é recomendado levar uma garrafa de água reutilizável, frutas e outros lanches, e passar protetor solar.
Praia mais poluída do mundo
Uma pesquisa divulgada em setembro de 2024 pela Ong Sea Shepherd Brasil, em parceria com o Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), apontou que a Praia do Pântano do Sul é a que registra maior concentração de microplásticos do mundo.
O Pântano do Sul também lidera os índices de presença de macrorresíduos e macroplásticos. Apesar de acumular maiores índices dos resíduos plásticos, a orla é própria para banho de mar.
Segundo moradores do local, os números da pesquisa não refletem a realidade. De acordo com eles, as amostras foram coletadas durante um período de ressaca, quando os resíduos na praia são muito mais volumosos do que o usual
Bortoleto torce por chuva em estreia na Fórmula 1: ‘Minhas maiores qualidades’
Piloto brasileiro destacou suas habilidades no ‘molhado’ em entrevista com Mariana Becker
Entre os dias 14 e 16 de março, a cidade de Melbourne recebe o Grande Prêmio da Austrália que marca a abertura da temporada 2025 da Fórmula 1. A etapa marcará também a estreia de Gabriel Bortoleto, o primeiro brasileiro titular em uma temporada completa da categoria desde a aposentadoria de Felipe Massa no fim de 2017.