Jovens que completam 18 anos em 2026 têm até a próxima semana para se alistar; atraso pode gerar multas e restrições
Jovens brasileiros do sexo masculino que completam 18 anos em 2026 têm até o próximo dia 30 de junho para realizar o alistamento militar obrigatório. O procedimento pode ser feito pela internet ou presencialmente nas Juntas de Serviço Militar. Quem perder o prazo estará sujeito a multas e restrições legais que podem afetar a emissão de documentos, matrículas em instituições de ensino e contratações em concursos e empregos públicos.
O alerta foi reforçado pela Junta de Serviço Militar de Florianópolis, que orienta os cidadãos a não deixarem o procedimento para os últimos dias. O alistamento é uma obrigação prevista na legislação brasileira para todos os homens que atingem a maioridade no ano corrente. Segundo a Junta Militar, o não cumprimento da obrigação dentro do prazo estabelecido pode gerar pendências junto ao Serviço Militar, resultando em sanções administrativas e dificuldades para obtenção de documentos e acesso a determinados serviços públicos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Como se cadastrar
O cadastro pode ser realizado de forma online por meio do portal oficial do Exército Brasileiro, disponível em alistamento.eb.mil.br, ou presencialmente na Junta de Serviço Militar mais próxima da residência do cidadão.
Em Florianópolis, o atendimento presencial é realizado na Junta de Serviço Militar localizada na Avenida Mauro Ramos, nº 1207, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.
A orientação é que os jovens verifiquem sua situação e realizem o alistamento o quanto antes para evitar transtornos e eventuais penalidades.
Resgate emocionante: cachorro é encontrado ferido e quase congelando dentro de poço
Bombeiros desceram quatro metros para salvar o animal, que apresentava sinais de hipotermia e não conseguia sair sozinho
Um cachorro de grande porte foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC) na noite desta segunda-feira (22) após cair em um poço de aproximadamente quatro metros de profundidade no Centro do município de Riqueza, no Oeste de Santa Catarina. O animal apresentava sinais de hipotermia devido à água fria e um ferimento em uma das patas, mas foi retirado em segurança e devolvido à tutora.





