28 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Educação

Prazo para beneficiários do Universidade Gratuita e Fumdesc se recadastrarem é divulgado; saiba quando

Foto: Marco Favero/ Arquivo/SECOM
Novos interessados poderão se inscrever na segunda quinzena de janeiro

Começa na próxima segunda-feira (1º) o prazo para os beneficiários dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc), obrigatório para a continuidade da concessão do benefício. A abertura, segundo o edital divulgado nesta sexta-feira (28), acontece às 14h.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O recadastramento deverá ser realizado até às 19h de sexta-feira (5). Para efetuá-lo, o estudante interessado deve seguir os procedimentos indicados no sistema e entregar os documentos comprobatórios solicitados pela Instituição de Ensino Superior (IES) onde estão matriculados. Quem não conseguir fazer isso na próxima semana terá um novo período, que ocorre entre os dias 16 e 18 de dezembro.

A Secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, ressalta a importância dos alunos ficarem atentos aos prazos e o impacto dos programas na vida dos estudantes catarinenses. “Os alunos devem ficar atentos aos prazos e requisitos para continuar tendo acesso aos benefícios concedidos por esses dois programas transformadores. Em dois anos, o Universidade Gratuita e o Fumdesc já mudaram vidas de estudantes, famílias e, agora, da sociedade catarinense com o início das contrapartidas”, destaca.

O governo do estado também esclarece que os critérios para recadastramento, o cronograma e os requisitos para participar do processo de concessão estão disponíveis no edital. A instituição também afirmou que novos candidatos poderão se inscrever a partir da segunda quinzena de janeiro de 2026, quando haverá uma nova publicação.

           

             

Fiscalização apreende 670 kg de alimentos sem condições para consumo em SC

Operação foi realizada em restaurantes e peixarias das regiões Norte e Sul da Ilha, em Florianópolis

Uma ação coordenada pelo Programa de Proteção Jurídico-Sanitária dos Consumidores (POA) apreendeu 670 kg de alimentos de origem animal armazenados de forma inadequada e impróprios para consumo, em Florianópolis. A fiscalização aconteceu entre os dias 25 e 27 de novembro e mirou quatro estabelecimentos, entre restaurantes e peixarias, nas regiões Norte e Sul da Ilha.

Continue lendo