25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Prefeito de Blumenau assina ordem de serviço para revitalização do Antigo Porto

Projeto prevê implantação de mobiliário urbano, arquibancadas, deques, além de acessibilidade, paisagismo, playground, iluminação pública e acesso ao rio por meio de rampas e escadarias

A Prefeitura de Blumenau, no Vale do Itajaí, vai revitalizar a área do Antigo Porto, no Centro Histórico da Cidade. O prefeito Mário Hildebrandt assinou nessa terça-feira (30) a ordem de serviço para a construção do projeto, que almeja resgatar e humanizar o ambiente.

O investimento na contratação do projeto é de R$ 209,3 mil, com recurso viabilizado pelo Fundo do Conselho de Planejamento Urbano (Coplan). O prazo vigente do contrato é de cinco meses.

A empresa responsável deverá desenvolver os projetos urbanísticos e complementares do Antigo Porto. Para isso, a proposta é proporcionar mobiliário urbano, arquibancadas e deques. A ideia também é oferecer acessibilidade, paisagismo, playground, iluminação pública, além do acesso ao rio por meio de rampas e escadarias.

 

De acordo com o prefeito, Blumenau tem uma relação estreita com o rio e necessita fortalecer esses vínculos históricos. “Foi por este rio que os primeiros imigrantes navegaram até aportar aqui na Colônia, e nesta margem aqui do Antigo Porto se começou a civilização da Blumenau que hoje conhecemos. Por isto a importância em resgatar e dar vida a este espaço”, analisa.

“Estamos confiantes no potencial turístico do Antigo Porto para agregar ainda mais valor ao Centro Histórico, tornando este espaço mais uma área de convívio social e de contemplação ao rio”, avalia o secretário de planejamento urbano, Éder Boron.

 

Foto: Eraldo Schnaider/PMB/Divulgação