24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Prefeitura de Chapecó anuncia mudanças no pagamento do IPTU 2024

Carnês serão liberados à população somente em abril

O pagamento do IPTU em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, terá mudanças este ano. Segundo a Prefeitura Municipal, os carnês do tributo, que normalmente eram retirados em janeiro, estarão disponíveis somente a partir de primeiro de abril em Chapecó site da Prefeitura, no setor de Tributos (antiga Prefeitura na Rua Marechal Floriano Peixoto) ou nas superintendências do Bormann ou Efapi.

O pagamento da primeira parcela ou da parcela única com desconto de 10%, que normalmente era em fevereiro, será no dia 30 de abril de 2024. A segunda parcela ou então a parcela única com desconto de 5%, será no dia 20 de maio.

De acordo com o Secretário de Fazenda, Moacir Rohr essa mudança foi um pedido do prefeito João Rodrigues, pois no início do ano as famílias tem muitas despesas, entre elas o material escolar, e a partir de abril as contas já estão mais equilibradas.

Ele explica que haverá diminuição no número de parcelas para quem não pagar cota única, que serão nove. Para ter direito ao desconto de 10% ou 5% é necessário estar com o IPTU em dia.

Em 2024, o número de cadastros imobiliários vai subir de 120 mil para 126 mil. Com isso, o valor arrecadado do IPTU que será lançado é estimado em R$ 105 milhões. Segundo a Prefeitura de Chapecó, os recursos serão aplicados em obras.

 

Foto: PMC/DIvulgação