15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Prefeitura de Joinville promove mutirão de microchipagem e castração de cães e gatos

Procedimentos serão realizados gratuitamente no próximo final de semana

O Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura de Joinville realiza no próximo final de semana os primeiros mutirões de microchipagem e castração de cães e gatos de 2024. Os procedimentos são gratuitos e acontecem das 8h às 16h na Escola Municipal João Costa.

O sábado (24) será dedicado à aplicação dos microchips. Já no domingo (25) acontecem as castrações. Para o procedimento de castração, os cães e gatos devem passar obrigatoriamente pela microchipagem do sábado. Os tutores podem também optar apenas pela microchipagem.

“O pré-requisito para castrar seu animal no mutirão é ter microchipado no dia anterior. E quando tiver realizado esse procedimento, no sábado, poderão escolher entre fazer a castração em uma clínica conveniada, com agendamento posterior, ou já no domingo, na Escola João Costa”, explica a gerente do Centro de Bem-Estar Animal, Elisabet de Souza Mendes.

 

Para o mutirão de microchipagem, o tutor deverá levar o animal até a escola e apresentar documento oficial com foto e comprovante de residência atual. O tutor receberá as instruções do pré-operatório para as castrações agendadas no dia seguinte.

“Os tutores serão informados sobre o período de jejum do animal, o horário que precisam chegar na escola no domingo e todos os cuidados que devem tomar antes do procedimento”, aponta a gerente do CBEA, que realizará os procedimentos com o castramóvel, um veículo adaptado que funciona como clínica itinerante.

Essa é uma das ações proporcionadas pela parceria da Prefeitura com a Clinicão, clínica veterinária que venceu a licitação e realiza os serviços veterinários, bem como transporte, plantão e manejo dos animais.

O CBEA também efetua castrações por meio de clínicas e hospitais veterinários credenciados para prestação desse serviço e de microchipagem. Todas as informações sobre o processo de solicitação de castração estão disponíveis no site da Prefeitura.

 

Foto: PMJ/Divulgação