13 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Ocorrência

Prefeitura decreta situação de emergência por interrupção no abastecimento de água

Foto: Prefeitura de São Bento do Sul
Principal adutora rompeu na manhã desta sexta durante obra da empresa prestadora do serviço; obras de reparo já foram iniciadas

A Prefeitura Municipal de São Bento do Sul decretou, na tarde desta sexta-feira (13), situação de emergência em razão do rompimento da principal adutora do local, prejudicando o abastecimento de água em todo território. Segundo nota do município, o incidente ocorreu enquanto a empresa terceirizada responsável pela prestação do serviço realizava obras no local.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O fato ocorreu na parte da manhã e ocasionou danos à tubulação principal e comprometendo o abastecimento de água potável de forma generalizada em todas as regiões. A interrupção afeta residências, unidades de saúde, estabelecimentos de ensino, serviços públicos essenciais e atividades econômicas, configurando situação anormal classificada como desastre de origem tecnológica, conforme a Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE 24100 – Colapso de Edificações).

Estado de emergência

Devido à situação de rompimento no abastecimento de água, o município decretou situação de emergência, que permite a contratação de serviços emergenciais, instituição de um regime especial de operação – com rodízio e priorização de unidades essenciais – e convocação de voluntários para campanhas para arrecadação, transporte e distribuição de água potável, se necessário. Além disso foram mobilizados todos os órgãos da administração municipal, que atuarão sob coordenação da Defesa Civil e do SAMAE. O serviços de reparo da adutora e reestabelecimento do abastecimento já foram iniciados.

Uso racional de água

Durante esse período de emergência, o uso irracional da água está proibida em todo o município. Segundo a prefeitura, estão vedadas atividades não essenciais, como lavação de veículos e calçadas, enchimento de piscinas e outras. O descumprimento poderá resultar em multa de até R$ 665, aproximadamente.

           

             

Avaí inicia trajetória na inédita Taça Acesc neste sábado

Competição da vaga na Copa do Brasil ao campeão

O Avaí vai a Rio do Sul neste sábado (14) para enfrentar a equipe do Santa Catarina. Esta partida é válida pelas quartas de final da Taça Acesc, competição incorporada ao calendário estadual neste ano pela Federação Catarinense de Futebol e que reúne os eliminados nas quartas e semifinais do Campeonato Catarinense 2026. O “Leão da Ilha” busca o título para carimbar a vaga na Copa do Brasil de 2027, garantida apenas ao campeão do novo torneio.

Continue lendo