6 de maio de 2025
TVBV ONLINE
Política

Presidente do INSS: ressarcimentos devem cair direto na conta e sem burocracia

Gilberto Waller afirmou que Lula determinou resolução rápida e que utilize recursos apreendidos de investigados

O novo presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou que o ressarcimento dos descontos irregulares para aposentados e pensionistas deve ser pago diretamente na conta-benefício. A informação foi anunciada em entrevista ao repórter Túlio Amâncio, da Band Brasília, nesta terça-feira (6).

Segundo Waller, o ressarcimento deve ser feito pelos canais oficiais do INSS. “O pagamento existente vai cair na conta-benefício, através de folha suplementar. Não precisa ir ao banco, pedir autorização, vai cair da mesma forma que pensão ou aposentadoria vai cair”, explica.

Sem poder dar maiores detalhes, já que o plano de ressarcimento ainda não foi aprovado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o presidente do INSS afirmou que a ideia é que o beneficiário possa checar pelos canais oficiais do órgão.

 

“Quando liberado, será aberto a todos. A forma como Lula determinou é que seja desburocratizado, algo simples”, diz Waller, que faz um alerta aos beneficiários do INSS.

“Hoje em dia não tem nenhum programa de ressarcimento em curso, não cliquem em links, não aceite telefonemas, não dê seus dados para ninguém ou assine papéis. Não aceite ajuda de ninguém, você poderá fazer de forma fácil”, pontua.

Dinheiro para ressarcimento deve sair de entidades investigadas

Gilberto Waller afirmou que o presidente Lula determinou que os órgãos envolvidos no ressarcimento tentem recuperar o máximo possível dos R$ 6 bilhões fraudados pelas entidades investigadas pela Polícia Federal. “Para isso, a Advocacia-geral da União foi instada pelo INSS para a propositura de um bloqueio de bens, não só das instituições como dos sócios que fraudaram recursos públicos”, diz.

Waller afirma que Lula pede uma resolução rápida para utilizar os recursos apreendidos e os futuramente bloqueados. “Independente disso, há um projeto que a gente precisa ressarcir e isso vai ser discutido com Lula como a gente vai atuar nesse sentido”, diz, sobre a possibilidade de usar recursos da União.

Sobre afastamentos e investigações no INSS, Waller afirma que faz um pente-fino na instituição. “Queremos saber de suspeitas, quem responde a processo e quem pode ter uma ligação com uma prática que não defenda o interesse público. Essas pessoas vão ser afastadas”, pontua.

           

             

Explosão por vazamento de gás destrói lanchonete na Grande Florianópolis

Funcionária sofreu queimaduras de 1º e 2º grau

Uma mulher sofreu queimaduras de 1º e 2º grau após uma explosão ser registrada na cozinha de uma lanchonete em São Bonifácio, na Grande Florianópolis, na manhã desta terça-feira (6). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), o incidente foi causado por um vazamento de gás.

Continue lendo