22 de janeiro de 2026
TVBV ONLINE
Segurança

Prevenção de acidentes: freio de veículos pesados terão fiscalização intensificada em SC

Foto: PRF
Último balanço da PRF a nível nacional revelou que problema na frenagem ocasionou 19 mortes em apenas um ano

A Polícia Rodoviária Federal iniciou uma operação para intensificar a fiscalização no sistema de freios de veículos pesados em Santa Catarina. A ação, denominada Operação Freio Seguro, foi iniciada nesta quinta-feira (22) e tem o objetivo de evitar acidentes graves causados por ônibus e caminhões desgovernados. Sinistros do tipo são comuns em todo o país e, segundo o último balanço nacional divulgado pela PRF, foram registrados 282 sinistros, com 266 pessoas feridas e 19 mortes apenas em 2024.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Identificação de problemas mecânicos

Para evitar que esses números subam ainda mais, a guarnição em Santa Catarina vai aumentar a fiscalização em veículos pesados, que têm mais dificuldade para frear em situações de emergência e podem ocasionar acidentes com vítimas graves e mortes. Visto isso, os agentes empenhados na Operação Freio Seguro verificarão irregularidades no sistema, especialmente as mais comuns, como mangueiras isoladas, que anulam a ação do freio em um dos eixos, lonas de freio gastas, vazamentos de ar, tambores trincados e peças improvisadas.

Imprudência

Além dos fatores mecânicos, o fator humano e a falta de manutenção também estão entre as principais causas de falhas no sistema de freios. A condução inadequada, somada à carga e velocidade excessiva, superaquecem o sistema, causando a perda da eficiência da lona do freio. Isso, além de causar risco para o condutor e outros usuários, também é passível de infração grave, punida com multa de R$ 195,23, cinco pontos na carteira e retenção do caminhão ou ônibus até que o problema seja resolvido.

Casos recentes

Há dois dias, no dia 20 de janeiro, uma falha quase ocasionou uma tragédia na divisa entre Santa Catarina e Paraná. Um caminhoneiro trafegava pela BR-376, quando ocorreu uma pane no sistema de frenagem. Neste caso, felizmente, ele conseguiu controlar o veículo, entrando em uma área de escape. Ninguém ficou ferido. No entanto, em 2024, uma fatalidade foi registrada no mesmo trecho. Em outubro, a equipe de remo “Remar para o futuro” passava pelo local com uma van e foi atingida por uma carreta desgovernada. Com isso, o veículo onde estavam os atletas foi arrastado para fora da pista e esmagado.

Assista

           

             

Carro é prensado e destruído por dois caminhões em engavetamento no Sul de SC

Veículo era ocupado por dois homens, que foram resgatados e levados conscientes ao hospital

Um carro ficou completamente destruído ao ser atingido por um caminhão na traseira e ser prensado contra um outro caminhão. O acidente aconteceu no início da tarde desta quinta-feira (22), por volta das 12h25, na SC-370, na altura do município de Gravatal, no Sul do estado. O veículo era ocupado por dois homens, ambos de 34 anos, que foram resgatados e encaminhados ao hospital.

Continue lendo