20 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Prevenção de enchentes: Palhoça inicia força-tarefa histórica; confira

A Prefeitura começou a executar a maior força-tarefa contra cheias que o município já viu. A ação faz parte do Programa de Prevenção de Enchentes. O final de 2022 foi marcado por um volume histórico de chuva e acendeu o alerta para a necessidade de um trabalho mais profundo nos bairros de Palhoça.

A diferença agora está no planejamento da operação, na quantidade de equipamentos e de homens trabalhando de forma simultânea. Entre as principais ações de enfrentamento, estão a operação de mais de 30 equipamentos, entre escavadeiras, escavadeiras de braço longo e retroescavadeiras, e mais de 130 pessoas envolvidas para o trabalho de limpeza de bocas de lobo, desobstrução de valas e rios e estudos para solução de macrodrenagem.

“Antes mesmo das chuvas de dezembro, nós já vínhamos realizando um trabalho de desassoreamento dos rios e de dragagem de canais. Sabemos que não temos como controlar o clima, mas estamos fazendo tudo que pode ser feito para minimizar os impactos das catástrofes”, considera o prefeito de Palhoça, Eduardo Freccia.

Com o maquinário, a Prefeitura está realizando uma força-tarefa em todos os bairros. “Uma vez iniciado o mutirão em determinado bairro, nossas equipes só sairão de lá quando todas as valas e rios estiverem limpos. Partimos o cronograma de trabalho pelos bairros que nós mapeamos e identificamos como os mais afetados pelas últimas chuvas. Nós só vamos sair de lá quando os rios estiverem limpos e sua capacidade ampliada consideravelmente”, destaca o prefeito Eduardo.

 

Além do novo maquinário, a Prefeitura também vai realizar os estudos para a instalação de sistemas de macrodrenagem, iniciando nos locais mais afetados pelas chuvas mais recentes – para a definição das prioridades, serão consideradas as avaliações feitas nas últimas três ocorrências de chuvas volumosas no município.

“São obras que vão resolver ou reduzir em muito os problemas recorrentes das ruas com maior incidência de alagamento”, explica o prefeito.

Outra ação em curso é o alargamento dos canais pluviais que recebem as águas do interior dos bairros e chegam ao mar. “Muita água desce pelos rios, que já estão sendo limpos, e muito passa por canais pelo mangue e vai até o mar. Todos esses canais serão desobstruídos e aprofundados”, projeta o prefeito.

Foto: Prefeitura de Palhoça/Reprodução

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano