21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Previsão do Tempo para Santa Catarina: nevoeiros persistem e estabilidade prevalece

Foto: Juliana Bartholomey 

Confira a previsão do tempo para os próximos dias

A semana que se inicia em Santa Catarina traz consigo um cenário marcado pela persistência de nevoeiros nas manhãs dos próximos dias, com destaque para a terça-feira (11) à noite, quando se espera sua presença em todo o litoral, principalmente entre Florianópolis e o Litoral Sul. No entanto, apesar dessas condições matinais, o sol predomina em todas as regiões do estado neste domingo (09), proporcionando um dia ensolarado para os catarinenses.

Os ventos, soprando do norte, variam de fraca a moderada intensidade, com rajadas entre 40 e 60 km/h ao longo do período no Grande Oeste e nas áreas serranas do Planalto Sul, Litoral Sul e Grande Florianópolis, embora com baixo risco para ocorrências associadas. As temperaturas máximas durante a tarde oscilam entre 20 e 26°C nos planaltos, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte, enquanto no Meio-Oeste variam de 21 a 28°C e de 25°C a 31°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul. O mar permanece pouco agitado entre o Litoral Sul e Florianópolis e calmo no restante do litoral, com ondas de leste/nordeste entre 0,7 m e 1,6 m.

 

Para a segunda-feira (10), a previsão aponta que o vento deve apresentar fraca intensidade, com rajadas de oeste/noroeste de até 45 km/h entre o Planalto Sul e o Oeste, mudando para quadrante sul a partir da tarde nas áreas litorâneas. As temperaturas mínimas variam entre 8 e 15°C entre os planaltos, Meio-Oeste e Alto Vale, e oscilam entre 15 e 25°C nas demais áreas, com os maiores valores observados entre Florianópolis e o Litoral Sul. As máximas variam entre 22 e 24°C nos pontos mais elevados do estado e de 25 e 33°C em outras regiões, com destaque para as temperaturas esperadas no litoral. O mar se mantém calmo em todo o litoral, com ondas de leste próximas de 1,0 m.

Na terça-feira (11), segundo a Defesa Civil, a estabilidade prevalece em todas as regiões catarinenses, com ventos de fraca intensidade e sem uma direção predominante. Não há risco para ocorrências meteorológicas, embora a formação de nevoeiros de forma localizada seja esperada entre a madrugada e o início da manhã, com aumento da condição no litoral à noite. As temperaturas oscilam entre 10°C e 15°C no amanhecer entre os planaltos, Meio-Oeste e Alto Vale do Itajaí, e de 15°C a 21°C nas demais áreas. As máximas variam entre 17°C e 23°C nos pontos mais altos da Serra e nas áreas costeiras do Litoral Sul e de 24°C a 30°C em outras regiões, com os maiores valores no Extremo Oeste e Oeste. O mar permanece calmo, com ondas variando de leste a sul entre 0,5 a 1,2 m.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Entre quarta (12) e quinta-feira (13), a tendência é de que a massa de ar seco e mais quente continue predominando sobre o estado, mantendo o tempo estável. A condição para formação de nevoeiros na madrugada persiste, dissipando ao longo da manhã e dando lugar ao predomínio de sol no restante do período. As temperaturas seguem mais amenas durante as noites/madrugadas e altas para a época durante a tarde.