23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Primeiro fim de semana do inverno terá calor e tempo estável em SC

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Máximas devem ficar próximas dos 30ºC em algumas regiões

O inverno começou oficialmente nessa quinta-feira (20), mas o primeiro final de semana da estação mais gelada do ano terá temperaturas acima da média em Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil do estado, a sexta-feira (21) deve contar ainda com tempo instável dividindo espaço com sol ao longo do dia.

Há chance para pancadas de chuva, especialmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Entretanto, a massa de ar frio que provoca as instabilidades se afasta de SC e abre espaço para tempo firme ao longo dos próximos dias. Confira a previsão completa para o final de semana.

 

Sábado

Neste sábado (22), as instabilidades já se afastam de Santa Catarina, deixando o tempo estável e com predomínio do sol em todas as regiões em grande parte do dia. Na madrugada haverá formação de nevoeiros em áreas do centro ao leste do estado, que se dissipam ao longo da manhã.

As temperaturas mínimas variam entre 8 e 15°C entre os planaltos, no Meio-Oeste, no Alto Vale e na Grande Florianópolis Serrana, e marcam entre 13 e 20°C nas demais áreas. À tarde, as temperaturas máximas oscilam entre 24 e 30°C no Extremo Oeste, Oeste e Litoral Sul e marcam entre 18 a 27°C nas outras regiões.

Domingo

O domingo (23) inicia com formação de nevoeiros em pontos do Vale do Itajaí e do Litoral Norte, mas terá sol entre poucas nuvens em todo o estado em grande parte do dia. Somente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul há maior cobertura de nuvens e chance de chuva a qualquer momento a partir da tarde, principalmente em pontos do Planalto Sul e do Litoral Sul, devido à formação de uma nova frente fria oceânica no RS que avança em direção a SC. O risco é baixo para ocorrências associadas à chuva.

As temperaturas mínimas variam entre 9 e 15°C entre os planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e oscilam entre 15 e 25°C nas demais regiões. As máximas variam entre 23 e 28°C do Extremo Oeste aos planaltos e marcam entre 27 e 33°C no litoral e no Vale do Itajaí.

Próxima semana

Na segunda-feira (24), a frente fria avança por Santa Catarina, favorecendo aumento da condição para pancadas de chuva e temporais em todo estado. Na terça-feira (25), as instabilidades já perdem força no estado, mas o dia será de tempo nublado em praticamente todas as regiões e com chance de chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão